- Início

- Conteúdo

Sabedoria, Força e Beleza – Pilares fundamentais da Comunicação

Coluna 96

Compartilhe Este Post

O mundo evolui desde quando nossos antepassados começaram a se relacionar, a se comunicar e ao longo dos milênios, criando as comunidades, iniciando procedimentos e regras para o bom convívio, dando início à civilização.  Toda a estrutura do progresso social teve como pano de fundo o contato e a comunicação entre as pessoas.

Cada partícula desse processo se torna importante para a construção dos mecanismos geradores do entendimento entre os diversos tipos de intenções e necessidades relacionados a: troca de informações, domínio, ensino, aprendizado, evoluindo com o tempo para em nossos dias se refletirem em contatos comerciais, estruturas de ensino,  vendas, negociações, motivação, expressão das emoções, ampliadas pelos meios de comunicação de massa, culminando na internet e toda a tecnologia embarcada nas estratégias de influência.

Do mesmo modo que uma construção de um edifício é formada por milhares de tijolos, uma música é composta por inúmeras notas musicais que se combinam, um oceano é formado por uma infinidade de gotas de água; também podemos entender a comunicação em suas inúmeras nuances que, unidas constroem esse poder avassalador e transformador de atitudes e comportamentos, mesclando emoções e lógica. Observamos a importância da voz humana, de um gesto, de uma palavra, de um aceno, da sutileza de uma expressão facial, da gramática, do idioma, da escrita, da imagem, do sussurro, do silencio.

Em um sentido mais amplo, podemos entender algumas linhas de poder de influência emanadas por todos esses recursos. Para esse estudo, subdividi essa análise em três pilares fundamentais, que são: A Sabedoria, a Força e a Beleza.

A Sabedoria

Certa vez, conversava com um antigo e culto mestre, o Professor Oswaldo Melantonio e enaltecia seu rico conhecimento sobre qualquer assunto. Sabia um pouco de tudo, tinha grande cultura, conheceu vários presidentes, viajou por vários países, era escritor, um grande estudioso das ciências, da filosofia e da história.

E eu lhe dizia da admiração que tinha por ele, em especial pelo seu rico conhecimento. Surpreendeu-me sua resposta, quando disse: - Passadori (era assim que me chamava), tem uma coisa mais importante do que o conhecimento. – O que? - perguntei. Ele me olhou bem dentro dos olhos e disse com bondade: - A sabedoria, pois por meio dela podemos usar todos os conhecimentos para a nossa vida prática.

A sabedoria pressupõe o uso adequado da inteligência aplicada a cada situação. Por intermédio da sabedoria, estruturamos e organizamos as nossa ideias e pensamentos e nos ajustamos a cada contexto e a cada situação. Nos faz utilizarmos nosso discernimento, bom sendo, nos impulsiona a falar e a calar. Por seu intermédio, ajustamos a nossa fala ao público alvo, calibrando o conteúdo e as palavras em conformidade com a capacidade de compreensão e decodificação do interlocutor, visando atingir a um determinado objetivo.

É fruto de um rico conteúdo e experiência, mesclada com apurada sensibilidade para impactar de maneira clara e positiva as outras pessoas, sempre objetivando o bem comum.

A Força

A transformação pressupõe a ação. Até o caminho do inferno está pavimentado de boas intenções. É a intenção colocada em prática.

A força da comunicação gera a energia motivadora para a transposição de um estado atual para um estado desejado e para isso, podemos adotar um modelo norteador de como podemos processar todo o tipo de mudança, que são as seguintes:

  • Clareza do objetivo
  • Análise dos pontos fortes e fracos
  • Estabelecimento de um plano de ação
  • Fazimento, ou seja, realização passo a passo do plano estabelecido.
  • Ajustes e adaptações para a conclusão do que foi proposto ou desejado.

A força, esse poder transformador exige alguns elementos para um projeto ser realizado, dentre os quais destaco a vontade, a determinação e a persistência. As atitudes ajustadas aos comportamentos são a base de toda evolução. Inspirada no propósito, que pode ser considerada a missão e visão do que se pretende, gera a motivação para a mobilização da energia necessária para a mudança.

Na comunicação, a força da palavra, gera a influência, a orientação, mostra os caminhos a serem percorridos, a inspiração para a iniciativa, o estabelecimento dos critérios esperados e o estímulo para a realização do que se pretende, quer seja nos campos de vendas, liderança, ensino, política, relacionamentos sociais e todas as ações que geram contato e entendimento entre as pessoas.

A beleza

O encanto e o fascínio da forma nos acaricia o espírito e estimula nossas emoções. É a pura expressão da arte e do estímulo dos sentidos mais sutis.

Nos encanta uma linguagem poética ou uma história que nos ativa a imaginação e criamos internamente imagens que nos envolvem, nos fazem compreender, nos ampliam nossa percepção, aguçando nossa atenção, como se tivéssemos uma mesa farta, à nossa disposição de iguarias deliciosas para nosso deleite, despertando o nosso prazer em sentir sabor.

Há três formas para nos envolvermos pela comunicação: Cabeça, estômago e coração. A cabeça pressupõe a coerência, a lógica, a clareza do raciocínio; o estômago simboliza a atenção gerada pela necessidade e por último, o coração, que é o envolvimento gerado pelas emoções, pela forma, pelas sutilezas que fluem para nos fascinar o espírito.

Desse modo, a junção desses três pilares no processo da comunicação humana, traduzem a profundidade do poder da oratória, da eloquência, da evolução humana e das nossas relações em geral do dia-a-dia.

Goethe, um dos maiores escritores alemães disse certa vez, que “a música seria a mais belas das artes se não fosse a oratória.” Por isso, proponho que reflita e perceba o quão poderoso cada vez mais você poderá ser, no campo da influência em todos os níveis da sua vida, quer seja no pessoal ou profissional, no social ou no familiar, mesclando esses três pilares da comunicação: Sabedoria, Força e Beleza e que isso traga a você grandes alegrias, sucesso, a sensação de que está tornando o mundo cada vez melhor pela sua influência ou inspiração.

Reinaldo Passadori, Professor de Oratória e Escritor, Mentor, fundador e CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação. Adaptação do seu livro ‘Quem Não Comunica Não Lidera’ – Ed. Passadori. É um dos colunista do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Você também vai gostar

Falar é fácil

desenvolvimento

Reinaldo Passadori fala sobre o seu projeto de desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de comunicação para jovens de ensino médio.