- Início

- Conteúdo

RH Mobile: conheça 5 tecnologias para ganhar agilidade

Compartilhe Este Post

Sendo uma das áreas mais importantes da empresa, o setor de Recursos Humanos não poderia ficar de fora das transformações provocadas pela era digital. Por lidar com pessoas, suas diferentes personalidades e capacidades técnicas, tem sido fundamental encontrar soluções e ferramentas tecnológicas que levem mais agilidade, assertividade e que diminuam o tempo gasto com processos burocráticos e pouco estratégicos.

O RH Mobile é uma dessas soluções. O conceito, totalmente imerso em tecnologias, diz respeito à mudança de pensamento e de prática do RH, quando o setor passa a migrar vários procedimentos longos e manuais para soluções instaladas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Com isso, as rotinas do setor, como controle de ponto e de atividades, feedbacks entre as equipes, ações de comunicação interna, treinamentos e cursos e até mesmo processos seletivos, podem ser executados a distância e a qualquer momento.

Neste artigo, você vai conhecer os principais benefícios do RH Mobile para as empresas, além de dicas sobre as principais tecnologias que podem ser usadas para colocar essa estratégia em prática. 

Por que as empresas devem investir no RH Mobile

A realidade digital mudou a vida das pessoas e as empresas passaram a se adaptar a esse contexto. Além de gerar economia, mais segurança e agilidade nos processos, a tecnologia também tem levado mais qualidade de vida para empregadores e colaboradores. 

Um bom exemplo é o conceito de mobilidade, que diz respeito não apenas a questões relacionadas ao trânsito, mas também à fluidez com que as informações circulam entre as pessoas.

Dentre as principais vantagens encontradas pelas empresas que optam por adotar o RH Mobile, estão:

  • criação de uma nova cultura organizacional, voltada para a tecnologia;
  • transparência nos processos e facilidade de acesso às informações compartilhadas entre os colaboradores;
  • melhoria no desempenho da equipe, já que, com as tecnologias móveis, diminui o tempo de resposta, correções e feedbacks;
  • facilidade na realização de reuniões e de processos seletivos, com a possibilidade de encontros realizados à distância, por meio de aplicativos;
  • possibilidade de acesso, em tempo real, à localização dos colaboradores, em situação de trabalho remoto ou serviços externos, por exemplo;
  • redução de custos com deslocamento e contratação excessiva de pessoal para resolver demandas que podem ser executadas por ferramentas de tecnologia. 

Veja 5 dicas de tecnologias para colocar o RH Mobile em prática

Você deve ter percebido que, além de gerar benefícios relacionados à produtividade e à redução de custos, o RH Mobile também afeta, positivamente, a cultura organizacional.

Inserir a empresa e, consequentemente, os funcionários nesse contexto de agilidade, novas tecnologias e flexibilidade de processos é fundamental para criar um relacionamento saudável com o seu público interno.

Para visualizar todos esses aspectos positivos acontecendo, veja abaixo algumas dicas de ferramentas tecnológicas para sua empresa implementar.

- Entrevistas por videoconferência

A entrevistas a distância, feitas por videoconferência, é um desses exemplos que poupam tempo e gastos, tanto para o recrutador, quanto para o candidato. Além disso, elas permitem que as empresas busquem talentos em qualquer lugar, independentemente da distância geográfica.

Um dos aplicativos que podem ser utilizados para esse fim é o Skype. Ele  permite a realização de chamadas, videochamadas e envio de mensagens. Com esse app gratuito também é possível realizar as entrevistas com mais de duas pessoas participando ao mesmo tempo.

- Mobile learning para a capacitação dos colaboradores

O treinamento dos colaboradores é uma importante estratégia de engajamento e de clima organizacional. Existem apps que permitem que os colaboradores realizem os treinamentos e cursos via celular ou tablet, sem, necessariamente, estarem presentes na empresa ou que permitem uma gestão mais eficaz, por parte da empresa.

Uma plataforma de ensino a distância é um exemplo. Existem soluções que permitem que a empresa faça transmissões ao vivo dos seus cursos ou treinamentos a distância, que podem ser assistidos de qualquer lugar, como smartphones.

- Apps para gestão de tarefas e projetos

A gestão de tarefas é um desafio para as empresas, principalmente dada a quantidade de conteúdos, tarefas e projetos que são produzidos por dia. Assim, o gestor da equipe precisa estar atento ao que cada membro está produzindo e em qual tempo. 

Existem ferramentas que permitem ao gestor o acompanhamento da rotina de todos, observando prazos de entrega, quando o colaborador ficará livre para receber novas demandas e quais tarefas estão na fila de produção.

- Controle de ponto digital

O registro de ponto é obrigatório, em empresas com mais de 20 colaboradores, conforme a determinação do Ministério do Trabalho. E, embora o mundo hoje seja bastante tecnológico, diversas empresas ainda utilizam ferramentas manuais e que demandam muito tempo tempo na gestão da jornada de trabalho.

O aplicativo Tangerino oferece a marcação de  ponto digital, uma tecnologia que permite diversas facilidades, como o registro de ponto feito pelo funcionário pelo próprio celular, facilitando, inclusive, a rotina dos colaboradores e dos gestores que têm acesso às  informações em tempo real, permitindo agilidade no controle da jornada, cálculos de horas extras e faltas.

- App de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem

Diversos aplicativos de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem estão disponíveis no mercado. Eles evitam que as pessoas encham as caixas de e-mails com troca de arquivos revisados e para aprovação. A ideia é que esses documentos sejam acessados de qualquer lugar, onde todos consigam fazer contribuições em um mesmo local.

Um dos mais conhecidos e gratuito é o Google Docs. Ele  permite essas e outras possibilidades, por exemplo, que várias pessoas, previamente autorizadas, tenham acesso ao mesmo arquivo e consigam fazer alterações e comentários, sem a necessidade de abrir diversas pastas, o que gera organização e agilidade.

O que achou dessas dicas? Comece a avaliar em sua empresa a possibilidade de implementar o RH Mobile. Para isso, analise o contexto da sua empresa junto aos gestores de RH e identifique quais são os processos que mais precisam passar por essa transformação.

Comece com aqueles que geram mais custos, tempo e retrabalho e inicie a introdução da tecnologia, apresentando-a aos funcionários e mostrando quais são seus benefícios para todos os envolvidos.

Por Leonardo Barros, CEO do Tangerino, empresa pioneira em controle de ponto digital no Brasil