- Início

- Conteúdo

Reflexões de um líder sobre o que é o 'novo normal'

Coluna 183

Compartilhe Este Post

Diante de tantas mudanças em virtude do COVID-19, temos acompanhado em diversas reportagens o fenômeno do “novo normal”.

É bem possível evidenciar uma série de eventos recentes que mudaram os hábitos e as rotinas corporativas. Se antes a carga horária era de 8h por dia, para alguns ela foi reduzida juntamente com o salário, mas para outros, trabalhar em casa, apesar da suposta comodidade, trouxe na verdade uma aumento no número de horas em frente ao computador. Agora vida profissional e pessoal se misturam e, quando vemos, estamos acordando e dormindo em frente a um computador. As quatro paredes do escritório foram substituídas pela “sala da nossa casa” e a ideia de que “o olho do dono é quem engorda o boi” ficou de escanteio, uma vez que, os colaboradores agora adotaram uma cultura independente para entrega dos resultados e atingimento das metas.

Tudo começou de maneira bem incerta, de forma retraída eu diria... Mas o novo normal se expandiu rapidamente e passou a existir como novo estilo de trabalho.

Embora muitas empresas ainda demonstrem grande resistência em adotar o trabalho home office 100%, há aquelas que já entregaram seus espaços, diminuíram suas salas e até reformularam os seus atendimentos para plataformas digitais via Chat/Call apenas, eliminando todo e qualquer espaço físico, como a PIXAR ou a XP.

E para o desespero das organizações que rejeitam a ideia de trabalho à distância, segundo pesquisa do Jornal Gazeta, edição julho/2020: “estudos confirmam que as Tendências de Marketing e Tecnologia de 2020 elevarão o trabalho remoto, fazendo-o crescer 30% depois da pandemia do coronavírus no Brasil. E mesmo quem não puder trabalhar de casa, adaptações nos escritórios devem acontecer, visando manter a distância segura para os trabalhadores, além de escalas de horários diferenciados”. 

Mas, a pergunta que não quer calar é: diante de toda essa transição do “novo normal”, como está a sua comunicação, motivação e atingimento de metas em relação a sua equipe?

Agora que todos estão atuando de seus lares, como o líder de sucesso mantém os mesmos resultados, engajamento e produtividade de quando estavam no escritório?

Abaixo preparei uma lista de ações que eu mesmo pratico em meu dia a dia junto a minha equipe para te ajudar em seu desenvolvimento como líder:

  1. Conheça cada colaborador de seu time (não apenas suas habilidades ou diplomas, mas também o individuo por trás do crachá;
  2. Faça reuniões regularmente com cada área e também individualmente para tratar de temas mais específicos;
  3. Seja um Mentor ou Coach para seus liderados;
  4. Invista em treinamentos e capacitação;
  5. Crie caminhos de comunicação para ouvi-los;
  6. Ofereça feedbacks constantes e esteja aberto a receber também;
  7. Tenha flexibilidade para ajustar os planos quando necessário;
  8. Demonstre preocupação com os resultados, mas também com cada individuo;
  9. Exponha os resultados e metas da área e da empresa para manter todos alinhados.

Estas são algumas mudanças de hábitos que ao serem aplicadas constantemente, serão um diferencial para conquistar a confiança, driblar os guardiões da resistência inconsciente e melhorar os resultados do seu pessoal.

Por Marcelo Simonato, executivo, escritor, palestrante e especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

www.marcelosimonato.com

Redes Sociais:  @MarceloSimonato.Oficial

Você também vai gostar