- Início

- Conteúdo

Quanto Tempo Dura um Processo de Coaching?

Coluna 753

Compartilhe Este Post

Quanto Tempo Dura um Processo de Coaching?

O Coaching é uma metodologia extraordinária que se baseia em perguntas poderosas que geram profunda reflexão e auxilia milhares de pessoas a alcançarem os mais diversos objetivos. Por ser algo relativamente novo no Brasil, se comparado a outros tipos de abordagens, muitos ainda possuem dúvidas a respeito do assunto. Uma das mais recorrentes está relacionada a quanto tempo dura um processo de coaching até que se chegue às metas desejadas.

Se deseja saber mais a respeito e encontrar respostas para essas e outras questões, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo.

Quanto Tempo Dura um Processo de Coaching em Média?

Os Coaches, nome dado aos profissionais de Coaching, possuem uma formação que os permite acompanhar uma pessoa que deseje realizar qualquer tipo de objetivo em sua vida. Contudo, existem alguns que decidem seguir por linhas de trabalho específicas, muitas vezes relacionadas à sua profissão de origem, como nos casos de nutricionistas e educadores físicos, por exemplo, que auxiliam indivíduos a alcançarem metas relacionadas à saúde e perda de peso.

Por conta dessa abrangência de temas, não há um padrão específico, pois tudo irá depender do que for acordado entre o Coach e o Coachee, que é o nome dado ao cliente. Entretanto, uma boa parcela dos profissionais costuma realizar com cada indivíduo, em média, 12 sessões, que podem acontecer no decorrer de 3 meses, ou seja, com encontros semanais. Mas, lembrando, isso pode variar de acordo com o que é pretendido pelo cliente, a forma de trabalho do profissional e a disponibilidade de ambos.

Em se tratando do tempo de duração das sessões, também é algo que pode ter variações de acordo com cada Coach e Coachee. Em alguns casos, pode durar cerca de uma hora e, em outros, chegar até duas, por exemplo. Tanto o processo todo quanto as sessões passam por essas oscilações em relação à duração porque estamos falando de pessoas e, portanto, é essencial que cada uma seja atendida de forma personalizada, de acordo com as suas demandas.

7 Perguntas Frequentes Sobre Coaching

Além de questões relacionadas ao tempo, sei que muitos ainda possuem outros tipos de dúvidas em relação ao processo de Coaching. Pensando nisso, irei compartilhar algumas informações que considero as mais recorrentes, para que saiba mais a respeito dessa metodologia fantástica e entenda como ela pode te ajudar a alcançar os seus objetivos.

1 – Como é uma sessão de Coaching?

Durante a sessão, o Coach utiliza técnicas e perguntas poderosas que geram reflexão no Coachee, para que ele identifique os seus pontos fortes e de melhoria, crenças limitantes, e, claro, seus objetivos e, juntos, cheguem às estratégias necessárias para realizá-los. Vale lembrar que o profissional não dará nenhum tipo de aconselhamento ao cliente e nem dirá o que ele deve fazer, pois a intenção é guiá-lo por um caminho de autodescoberta, para que chegue às suas próprias conclusões.

2 – Onde as sessões de Coaching são realizadas?

Se forem presenciais, as sessões poderão ser realizadas no chamado coachtório, que é o local em que o profissional recebe os seus clientes. É importante que esse ambiente seja acolhedor e, de preferência, com o mínimo de distrações, para que as pessoas que por ali passarem se sintam à vontade e se entreguem verdadeiramente ao processo.

Entretanto, também é importante considerar que existem Coaches que fazem atendimentos online, através de chamadas de vídeo, o que possibilita que pessoas em qualquer lugar do mundo sejam atendidas. Nesse caso, é importante que o cliente esteja em um local com uma boa conexão de internet e privacidade, para que ele se mantenha tranquilo durante esse encontro virtual e possa vivenciá-lo na essência.

3 – Existem requisitos para passar por um processo de Coaching?

Muitas pessoas têm a ideia equivocada de que o Coaching é indicado apenas para grandes empresários, com metas relacionadas à carreira. Na realidade, qualquer indivíduo pode passar por esse processo, basta que tenha um objetivo a ser alcançado, que pode tanto estar ligado à área pessoal quanto profissional, e que esteja disposto a dar o seu melhor para buscá-lo.

4 – Que tipo de objetivo o Coaching pode me ajudar a alcançar?

Como disse anteriormente, a metodologia do Coaching é bastante abrangente, e pode te ajudar a alcançar os mais diferentes tipos de objetivos, como: transição na carreira, desenvolvimento de habilidades específicas, emagrecimento, mudança de estilo de vida, questões referentes a relacionamentos, entre tantos outros. Existem profissionais especializados nas mais diversas áreas e que podem te auxiliar a conquistar as suas metas.

5 – O Coaching é similar à terapia?

Não, é importante deixar bem claro que o Coaching é completamente diferente de terapia e que ambos possuem objetivos distintos. O ponto crucial a ser considerado é que a terapia se baseia em experiências passadas do indivíduo, enquanto o Coaching se concentra principalmente no futuro. É claro que a trajetória do cliente é importante e é considerada, entretanto, o foco maior está no que ele deseja alcançar daqui para frente, para que sejam alcançadas mudanças efetivas e duradouras.

6 – O que é dito durante a sessão é realmente sigiloso?

Para que o processo seja realmente efetivo, é fundamental que haja uma relação de confiança entre o Coach e o Coachee, para que o cliente se sinta completamente à vontade para se abrir com o profissional. Por esse motivo, a confidencialidade e a ética são elementos indispensáveis e que devem fazer parte da postura de todos os Coaches.

7 – Qual é o papel do cliente durante o processo de Coaching?

Poder contar com um profissional experiente e de confiança é fantástico e certamente fará a diferença durante o processo. Entretanto, a participação e entrega do Coachee é indispensável para que se chegue aos resultados desejados. Foco, determinação e disposição são fundamentais, para que tudo o que for dito nas sessões seja aplicado no dia a dia e se obtenha mudanças positivas.

Espero que este artigo tenha sanado as suas dúvidas em relação ao tempo de duração e outros detalhes que envolvem o extraordinário processo de Coaching. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passar a informação adiante!

José Roberto Marques, é o fundador do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. É um dos colunistas do RH Pra Você.