- Início

- Conteúdo

Propósito, O Grande Diferencial De Uma Liderança 4.0

Coluna

Compartilhe Este Post

Todo líder, para que consiga fazer algo que tenha valor e que comprometa sua equipe, precisa ter muito claro qual é o propósito, a causa para qual direciona sua energia. Isso parece simples, mas a maioria dos líderes acabam tendo uma visão maior dos objetivos a serem alcançados sem ter claro o propósito que fundamenta os objetivos. 

Você já pensou nisso, você já parou para definir com clareza seu propósito?

Não há receita para a definição de um propósito, mas existe a possibilidade de buscarmos nos nossos valores, nas nossas crenças, nos nossos motivos mais profundos, o que nos leva a direcionar nossa energia para   um lado e não para o outro.  Conheço pessoas que tem como propósito facilitar o transporte de outras pessoas. Há outras pessoas, que tem como propósito fazer com que outras pessoas se sintam mais bonitas. Há também os que trabalham para a alimentação dos seus semelhantes.

No meu caso, direciono minha energia para a ampliação da consciência, principalmente dos líderes e dos profissionais em geral.

Talvez você esteja se perguntando como fazer para descobrir seu propósito.  Eu não tenho uma resposta definitiva para isso, mas posso afirmar que o propósito é aquilo cujo nosso olhar brilha, o propósito é aquela vontade que nos faz esquecer de comer, é algo maior que nos faz esquecer de nós mesmos, algumas vezes.  É algo pelo qual vale a pena viver. Pode ser algo muito simples ou complexo, não importa.

Conheço pessoas cujo propósito de vida é ajudar os animais. Há outras cuja proposito é estudar e ainda outros cujo propósito é cuidar da saúde dos outros. Nesse caminho, eu descobri que não há apenas um propósito na vida. Observo que podemos ter vários propósitos e que estes propósitos podem se entrecruzar.  Ou seja,  posso ter o propósito de ampliar a consciência das pessoas e ao mesmo tempo ter o propósito de ser feliz, de manter minha família protegida, de realizar um caminho espiritual, de alegrar pessoas com um instrumento e assim por diante.

Talvez o que possamos entender é que existe sempre um propósito principal na nossa vida, mas não é o único. E também, não é um propósito que precisa necessariamente existir pelo resto da nossa vida, pois é possível ser alterado em função das diversas mudanças pelas quais passamos.

No entanto, falando da vida profissional, o líder, quando tem um propósito, é capaz de entusiasmar sua equipe,  influenciar as pessoas, levando-as a entender que fazem parte de algo muito maior, de alguma coisa pelo qual vale a pena trabalhar e se esforçar.

Conversando com alguns líderes, contaram-me que havia um fornecedor de uma determinada matéria prima cuja qualidade nunca ficava a contento. Resolveram convidar as pessoas que trabalhavam na produção dessa matéria prima a visitarem a fábrica e observarem onde o produto era colocado e a importância desse recurso para a produção final e para todo o processo.

A partir desse momento, esses operários perceberam sua importância e o significado do que fabricavam, o que gerou a superação das expectativas no que se refere à qualidade. Nada foi feito, a não ser mostrar a importância desse produto para uma causa maior.

Às vezes, a solução dos problemas que temos está muito mais próxima do que imaginamos. 

Isso é ainda mais especial quando falamos de questões ligadas à saúde. Muitas vezes a causa maior de depressão e de doenças é a ausência de propósito, é não saber porque e para que se acorda no dia seguinte.

Imagine que todos nós queremos ter um motivo e uma finalidade na vida. A natureza é assim, não é? Planta, animal, sol, lua, mar, ventos, todos têm um propósito e é impossível imaginar a nossa vida sem o propósito da mãe natureza nos acobertando.

Então, mais do que nunca, ter um propósito ou vários, é algo natural e vital. Busque o seu, se ainda não o tiver e lembre-se que ter um propósito  ligado à capacidade de servir ao ambiente, à natureza e a outro ser humano é muito compensador.

Coloque foco no seu propósito e aprenda a receita da saúde, felicidade, e o mais natural anti age que eu conheço.

Por Fátima Motta, Profa. Dra. Fátima Motta, Sócia-Diretora da FM Consultores. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista.

Gostou desse post? Compartilhe!