A pandemia em virtude da COVID-19 trouxe mudanças para a maioria das empresas. Diversas organizações precisaram adotar novos formatos e medidas de trabalho, seja o home office, a redução da jornada trabalhista ou qualquer outro acordo.
Nesse cenário, além da preocupação com atingir metas, promover uma experiência interessante ao cliente e não ver os indicadores comerciais caindo, muitas mudanças precisaram acontecer.
Por isso, questionamos: será que a pesquisa de clima organizacional pode ajudar a melhorar a produtividade do time?
Entenda o que é pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional é um formato de questionário que possibilita conferir o sentimento dos colaboradores em relação aos mais diferentes assuntos. Com ela você coleta diversos dados que são relevantes ao bom desenvolvimento do trabalho e, consequentemente, à produtividade.
Para Bispo: A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta objetiva e segura, isenta de comprometimento com a situação atual, em busca de problemas reais na gestão dos Recursos Humanos. A análise, o diagnóstico e as sugestões, proporcionados pela pesquisa, são valiosos instrumentos para o sucesso de programas voltados para a melhoria da qualidade, aumento da produtividade e adoção de políticas internas.
Portanto, ela é importante para criar um planejamento estratégico voltado em atender às principais necessidades que os colaboradores têm em relação ao novo formato da jornada trabalhista durante a pandemia.
Em outras palavras, quando o clima de uma empresa está ruim, os colaboradores não se sentem à vontade ou impulsionados para desenvolver o seu trabalho da melhor maneira.
Consequentemente, isso prejudica os indicadores de desempenho e comerciais, além de aumentar as taxas de turnover e absenteísmo. Então, saiba que ela é uma ferramenta imprescindível para a empresa.
Confira quais são os benefícios de investir em uma pesquisa de clima
Precisamos considerar que a pesquisa de clima influencia diretamente na produtividade do time. Afinal, ela é a representação sobre o que os colaboradores pensam sobre o ambiente de trabalho. Então, questões como: salário, benefícios, organização, gestores, ferramentas, conflitos (e outros) são identificados por ela.
Veja quais são os principais benefícios do investimento:
- Favorece a tomada de decisão baseada em dados reais do seu negócio;
- Confere se há algo que a empresa pode fazer para melhorar o clima;
- Demonstra que a empresa se preocupa com o que funcionário tem a dizer;
- Aumenta a motivação e também o engajamento;
- Melhora a comunicação e o ambiente de trabalho como um todo;
- Traz melhorias contínuas para a empresa;
- Otimiza a comunicação;
- Cria um ambiente de trabalho mais seguro;
- Alinha os colaboradores com a cultura da empresa;
- Identifica a necessidade de treinamentos;
- Coleta insights valiosos dos colaboradores; e
- muito mais!
Saiba Como Aplicar uma Pesquisa de Clima
Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios da pesquisa de clima, precisamos conversar sobre como aplicar uma. Isso porque, diversas empresas não investem nos questionários inteligentes porque pensam que é uma atividade complexa. A notícia boa é que, não! É muito mais simples do que parece!
O grande segredo é encontrar uma plataforma de pesquisa de satisfação - como a binds.co - que traga diversas funcionalidades, tais como:
- Personalizar os questionários com o logo e cores da empresa;
- Ter modelos prontos de pesquisas, inclusive a de clima organizacional;
- Enviar os questionários por e-mail, SMS e widget no site da sua empresa;
- Permitir a integração com outros sistemas da sua organização;
- Emitir relatórios ilustrativos incríveis;
- Acompanhar as respostas em tempo real.
Assim, utilizando a tecnologia ao seu favor, temos a certeza de que a sua empresa coletará dados valiosos que ajudaram a manter a produtividade em meio à pandemia.
Por Thais Villani, Marketing da binds.co