- Início

- Conteúdo

Por Que Investir No Mindfulness?

Coluna 906

Compartilhe Este Post

Não há uma forma de mudar o passado. Portanto, é preciso honrar e respeitar a sua própria história. Mas, é possível escolher até que ponto as experiências, positivas e negativas influenciarão o presente.

Essa consciência do funcionamento de nossos processos mentais inspira um poderoso processo de conexão com o ambiente, nossa mente, corpo, emoções, pensamentos e sentimentos mais íntimos. É como estar numa sala cercada de espelhos e ver toda a multidimensionalidade de si mesmo, numa experiência totalmente consciente, onde todas as sensações são reflexos daquele instante específico na vida da pessoa.

Isso é mindfulness.

Imagine, então, o mindfulness como uma espécie de meditação pela qual, em vez de se desconectar, você possa se conectar totalmente com tudo que há em você. Estar de frente para sua luz e sombra, sem fugas ou julgamentos, apenas sob a ótica de quem sente e sabe a dor e a delícia de ser quem é.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostraram que a prática de mindfulness, ainda que de forma breve, por algumas semanas, realmente ajuda a melhorar nossos processos físicos, mentais, sociais e emocionais. Segundo um dos estudos, essa ferramenta é muito positiva para o corpo. Foi constatado que, após oito semanas de meditação, as pessoas que praticaram o mindfulness fortaleceram seu sistema imunológico e ficaram menos suscetíveis às doenças.

O mindfulness também aumenta a capacidade de concentração, melhora a memória e nos faz ficar mais focados. Se não bastassem todos estes efeitos positivos, os cientistas verificaram que o cérebro também é beneficiado com a prática.

Para aqueles que se interessaram pelo Mindfulness uma sugestão é buscar uma conexão com o próprio corpo, atentar-se a respiração e ao ambiente externo. Porém, o primeiro (e mais importante) passo é conhecer a si mesmo. O autoconhecimento é um convite a essência dos seus sentimentos e emoções mais íntimos. Não deixe de mergulhar em si!

Por José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. É um dos colunistas do RH Pra Você.

Gostou desse post? Compartilhe!