- Início

- Conteúdo

Plataforma Da Samba Tech Promete Ser Referência Em T&d No Brasil

Compartilhe Este Post

Em meio ao processo de transformação – e inovação – que o RH vive, são cada vez mais soluções que surgem no mercado em prol de fortalecer o desenvolvimento humano e tecnológico da área. Um exemplo destes novos recursos é o Samba Learning, plataforma recém-lançada pela Samba Tech, empresa que atua com soluções e tecnologias em prol das empresas.

O Samba Learning é uma plataforma EAD de treinamento e desenvolvimento que tem na experiência do colaborador o seu grande diferencial. Pedro Filizzola, CMO da Samba Tech, explica que a ferramenta educacional surgiu para suprir alguns gaps identificados no processo de treinamento e desenvolvimento existente no mercado.

“Quando a gente fala em T&D, é um assunto a ser ressaltado porque se trata de pessoas. O sucesso de qualquer negócio depende de pessoas bem treinadas e capacitadas. Ainda assim, apesar das empresas saberem disso, o processo ainda é um pouco negligenciado no Brasil. Nós identificamos alguns desafios para a aplicação da prática no mercado. Por exemplo, como eu vou fazer para o conhecimento ser espalhado, geograficamente, a todos os meus funcionários? Se eles atendem as equipes internas, fazem o mesmo com quem atua na rua? E tem a própria questão do custo também, que pode ser oneroso às organizações, em especial quando são feitos treinamentos presenciais. Além disso, o engajamento é outra fragilidade”, pontua.

Segundo dados de uma pesquisa da Gallup, equipes com altas taxas de engajamento de funcionários são 21% mais produtivas que as demais e de acordo com a The McKinsey Global Institute, a produtividade melhora de 20 a 25% nas organizações com funcionários conectados. Treinamento e desenvolvimento, quando negligenciados, podem representar uma perda de engajamento e produtividade, aumentar a evasão e as chances da sua empresa fracassar. As empresas brasileiras, aos poucos, têm entendido cada vez mais o poder e a importância do treinamento, e que investir no capital humano é uma das melhores ferramentas para o crescimento do negócio. Segundo a 13º edição do Panorama do treinamento no Brasil, em 2018 as empresas investiram uma média de R$ 2,21 milhões em treinamento e desenvolvimento no país.

O executivo elucida que o Samba Learning foi criado para atuar com uma solução a essas dificuldades. “A comunicação corporativa passa por três pilares: a tecnologia, que são as ferramentas que vão suportar e alavancar as estratégias; o conteúdo, que é o trabalho em torno da aderência da transmissão das mensagens; e o engajamento, que é garantir que o colaborador vai se interessar pelo conteúdo, absorver a mensagem e aplicar o que ele aprendeu no dia a dia”.

De acordo com Filizolla, a plataforma utiliza o conceito de LXP (Learning Experience Platform), o que potencializa o compartilhamento de conhecimento, além de oferecer recursos que facilitam a aprendizagem e, consequentemente, engajam mais. As áreas de Recursos Humanos e Comunicação serão as grandes beneficiadas e podem usar os recursos da plataforma para treinar parceiros e colaboradores, reter e desenvolver os talentos, se comunicar interna e externamente, gerenciar o conhecimento e avaliar a performance e motivação. “Funcionários treinados e capacitados produzem mais.  A experiência que ele tem com a tecnologia é fundamental para auxiliar no interesse pela mensagem que está sendo transmitida. O Samba Learning surge para suprir esse gap, focando na experiência do usuário, na colaboração e interatividade”, enfatiza.

Para saber mais a respeito do Samba Learning e do trabalho da Samba Tech em soluções tecnológicas, acesse https://bit.ly/2Yqknss.

Gostou desse post? Compartilhe!