- Início

- Conteúdo

Pesquisa Mostra Que 81% Das Empresas Visam Ampliar Os Negócios Em 2020

Encontrho 227

Compartilhe Este Post

Em sua décima-primeira edição, a Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas (PTGP), realizada pela ISK Consultoria Organizacional, mapeou o atual cenário, tendências e desafios de gestão de pessoas para o ano de 2020.

O estudo foi realizado durante os meses de outubro e novembro de 2019 e contou com a participação de 93 empresas de diferentes tamanhos, segmentos e faturamentos. No dia 29/01, os executivos da ISK, Kátia Moreno e José Antonio Silva, apresentaram os resultados durante o primeiro EncontRHo do ano.

Além da expectativa de que 81% dos participantes aumentem os negócios em 2020, 49% deles pretendem ampliar o quadro de profissionais. O principal motivo de contratação em 2019 foi expansão de negócios (36%) seguido por reposição de vagas (31%) e aumento de quadro (15%). Do outro lado, os motivos para demissão foram baixo desempenho (39%) e redução de custos/quadro (14%).

Um dos pontos de atenção do levantamento ficou por conta do alto número (84%) de empresas que enfrentam algum tipo de dificuldade em encontrar profissionais qualificados para seu quadro de colaboradores. As funções que apresentaram maior dificuldade foram especialistas (56%), gerências (40%) e coordenadoria/supervisão (27%). Já as áreas foram Tecnologia (41%), Comercial (34%) e Pesquisa e Desenvolvimento (19%).

Segundo Kátia, a “velocidade das mudanças propiciada pela tecnologia, inovação e a necessidade de adaptação do perfil de profissionais, têm exigido um maior esforço da área de gestão de pessoas na busca por profissionais que atendam essa nova demanda de qualificação”. Por conta disso, muitos setores vêm ampliando o seu alcance geográfico para encontrar pessoas que tenham o perfil corporativo exigido.

No radar

A pesquisa trouxe um panorama de diversos temas que estão – e vão seguir nesse status – em foco para a área de gestão de pessoas e o grau de desenvolvimento de cada um deles. Em relação à diversidade, por exemplo, 34% dos entrevistados disseram ter alguma política estabelecida em documento de conhecimento de todos os colaboradores.

Já o olhar para o pilar sustentabilidade esteve presente em 68% dos participantes, que afirmaram que esse assunto, bem como todos os seus temas econômicos, sociais e ambientais, estão no planejamento estratégico da organização.

O compliance está no radar de 57% das companhias, essas que dispõem de algum sistema ou ferramenta específica para eliminar e/ou reduzir riscos de desvios éticos, por exemplo, os relacionados à corrupção. De acordo com José Antonio, essa questão tende a crescer, afinal, “uma empresa limpa de corrupção é também uma empresa sustentável”.

Desafios

Sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, prevista para entrar em vigor em agosto de 2020, 18% dos entrevistados afirmaram estar preparados para atender a legislação e 30% estão realizando as adequações necessárias.

Segundo Kátia, o People Analytics foi o dado que mais chama atenção negativamente no levantamento. “Por um lado, notamos o lado positivo das empresas reforçarem a sua preocupação com compliance, sustentabilidade e ações no planejamento estratégico. Em contrapartida, foi surpreendente ver o quão baixa é a utilização do People Analytics (6%), tendo em vista que é uma ferramenta que permite análises apuradas de informações que contribuem para a tomada de decisões”.

Em uma rápida coleta de dados realizada durante o Encontrho (imagem abaixo), para uma plateia majoritariamente de profissionais de Recursos Humanos, somente 7% têm a percepção de que o RH pode e será analítico. “Também são baixas as porcentagens que acreditam que ele será estratégico (26%), ágil (18%), inovador (19%), multidisciplinar (17%) e tecnológico (14%). Sendo assim, 2020 continuará sendo um ano de desafios para o desenvolvimento dos profissionais da área”, finaliza Kátia.

Confira aqui a programação completa dos EncontRHos em 2020 e demais eventos realizados pelo Grupo TopRH.

Não perca também a pesquisa completa da ISK no primeiro RH Premium do ano, o RH Digital, que será lançado em fevereiro deste ano.

 

Gostou desse post? Compartilhe!