A área de RH passa por um momento intenso de transformação. À medida que ganha importância cada vez maior nos processos estratégicos e organizacionais, os Recursos Humanos se vêem envoltos a novos – e velhos – desafios dentro das empresas. Desses desafios, os principais para 2019 foram apontados pela 10ª edição da Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas (PTGP), realizada pela ISK Consultoria Organizacional.

No levantamento feito com 63 empresas de perfis e segmentos variados, foi identificado que 44% delas sofreram algum impacto por conta da Reforma Trabalhista. Entre os aspectos mais considerados estão a flexibilidade na concessão de férias, a redução dos processos trabalhistas, flexibilidade no modelo de contratação, trabalho intermitente, contratação por projetos, maior flexibilidade de negociação diretamente com funcionários, maior atuação do sindicato, entusiasmo em investir em mais projetos, mudança de paradigmas, qualificação de mão de obra.

Na questão de orçamento, 61% das organizações deverão manter em 2019 a mesma verba destinada para os projetos na área que foi investida no ano passado, enquanto 29% planejam aumentar o orçamento e 10% afirmam que deverão diminuir. A questão do orçamento restrito é apontada por 67% dos profissionais do setor como a mais impactante para a realização dos projetos, seguida pela quantidade deles (46%). É importante considerar que a somatória não bate os 100%, pois os participantes poderiam selecionar mais de uma opção.

Sobre a gestão de talentos, segundo a PTGP, 80% dos negócios do país têm dificuldade para encontrar profissionais qualificados. Os cargos com maior complicação são especialistas (46%), gerências (39%) e técnico operacional (29%), enquanto as áreas que oferecem mais dificuldade são Manutenção (32%), Comercial (27%) e Produção (também 27%).

Para solucionar estas e outras questões e também para identificar outros desafios tratados na pesquisa, tais como a agenda do RH para 2019, a movimentação salarial, ações relacionadas à saúde, governança corporativa, home office e diversos outros tópicos, confira a pesquisa completa no anuário RH Digital, o primeiro da RH Premium. O acesso é gratuito e basta clicar no banner abaixo para conferir o novo material da Fênix Editora.