- Início

- Conteúdo

People Analytics E O Rh Estratégico

Compartilhe Este Post

Conhecer os funcionários é essencial para que o setor de RH deixe de lado atividades burocráticas que entregam pouco valor e se torne cada vez mais estratégico para a empresa. Na metodologia people analytics, informações sobre o comportamento dos colaboradores armazenadas pela empresa são organizadas e analisadas para melhorar a gestão e agilizar a tomada de decisões. Utilizando o método é possível perceber padrões de comportamento, prever dificuldades e situações que geram absenteísmo, além de aumentar o engajamento e a produtividade da equipe.

Com base nos dados, é possível antecipar situações e identificar gargalos e oportunidades. Assim, o RH consegue traçar ações específicas para essas ocasiões e ajudar a empresa a alcançar os objetivos de maneira estratégica. Na hora de tomar uma decisão importante, o gestor conta com dados estratégicos para fazer a melhor escolha. Essa previsibilidade traz vantagens para futuras contratações, reduzindo o tempo de seleção e facilitando a escolha dos profissionais mais alinhados com o perfil da empresa, e favorece a retenção de talentos.

Para armazenar todas essas informações de forma que seja possível analisá-las de maneira rápida é importante investir em tecnologia. O acesso facilitado e em tempo real aos dados dos funcionários dá ao RH a chance de se prevenir contra problemas antes mesmo que eles aconteçam. Um exemplo disso é a gestão de horas extras. Sem um software para o acompanhamento de jornada, muitas vezes o RH só recebe os registros dos funcionários no fim do mês e corre o risco de ser surpreendido no fechamento da folha de pagamento.

A utilização de um sistema de registro de ponto eletrônico permite que os gestores acompanhem as informações sobre as horas cumpridas pelos colaboradores em seu dia a dia, tenham uma previsibilidade maior de custos e acaba com as planilhas e documentos - especialmente aqueles que não são unificados. Desta forma, é possível fazer adequações para que os colaboradores possam realizar as atividades sem prejuízos ao orçamento mensal e com apenas alguns cliques.

Por fim, o uso de dados permite também uma gestão mais humanizada, pois através de sua análise é possível traçar o perfil dos membros da equipe, conhecer as motivações, habilidades e com quais atividades mais se identificam. Assim, a empresa pode investir em ações que aumentam a produtividade e corrigir fatores que deixam os funcionários insatisfeitos.

O método people analytics traz bons resultados financeiros e pessoais e, com o auxílio da tecnologia, é uma forma rápida de alcançar os objetivos da empresa. Considerando os benefícios que a metodologia traz, vale a pena investir em softwares de gestão de presença e aproveitar o tempo extra para o planejamento de ações estratégicas. 

Por Juliana Bittencourt (capa), Gerente de RH na Ahgora

Gostou desse post? Compartilhe!