- Início

- Conteúdo

Para quem deseja ser coach

Coluna 928

Compartilhe Este Post

No universo corporativo, nas finanças, nos relacionamentos, treinos de emagrecimento e até mesmo na espiritualidade o Coaching está presente. A busca pela metodologia que utiliza o desenvolvimento humano para alcançar as metas profissionais e pessoais dos participantes chamados de coachee aumentou em 66% no último ano. O motivo para a ocorrência deste fenômeno fica por conta da situação macroeconômica do Brasil. Neste cenário, 47% dos interessados em aprender a abordagem têm a intenção de atuar na área.

Na prática, o Coaching proporciona uma atuação abrangente – o que dificulta a escolha de nicho a se trabalhar. Mas, hoje em dia existem cinco modalidades da metodologia que tornaram-se tendência no mercado e que valem a atenção daqueles que desejam inserir-se neste segmento. Portanto, vou explicar cada uma delas ao longo deste artigo.

A formação em coach de Carreira tem a finalidade de orientar pessoas a evoluírem e transformarem suas vidas profissionais. Ou seja, o especialista auxilia o profissional a identificar de forma clara o que ele realmente busca no mercado de trabalho e a partir das descobertas cria estratégias específicas capazes de atingir as metas.

Em seguida, o coach de Negócios está entre os mais procurados. Afinal, tem a função de incentivar o crescimento organizacional de executivos por meio do desenvolvimento de estratégias baseadas nos princípios do Coaching. Por sua vez, o coach de Vendas que também é um dos requisitados com frequência, une os recursos da abordagem com as técnicas de Vendas a fim de aumentar a performance e os resultados de uma empresa ou pessoa jurídica.

Ainda no ambiente de Negócios, desponta o coach Financeiro responsável por oferecer um treinamento específico para obter resultados positivos nos âmbitos pessoais ou profissionais.

Por fim, diferenciando-se dos outros nichos e em destaque da mesma maneira que os demais está o coach de Emagrecimento. Alinhado as técnicas de Coaching, o profissional está preparado para ajudar aqueles que querem perder ou manter peso por meio das mudanças de hábito.  Entre os fatores trabalhados pelo coach estão gestão de tempo, disciplina, comprometimento e motivação.

Em suma, para iniciar uma formação na metodologia é fundamental definir com clareza a área de atuação. Para facilitar esta decisão, que tal se fazer questionamentos reflexivos como: eu prefiro atuar no pessoal ou profissional? Qual é o público que eu quero trabalhar? Além destas questões, não se esqueça de levar em consideração os segmentos que tem afinidade. Boa sorte!

Por José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. É um dos colunistas do RH Pra Você.

O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação