- Início

- Conteúdo

O que o empreendedor pode aprender com a quarentena?

Compartilhe Este Post

À medida que a pandemia de coronavírus está se desenvolvendo, vem revelando vulnerabilidades humanas e econômicas e mostrando a importância de uma boa liderança e de sistemas sociais e de saúde universais que funcionem bem. E, assim como os aspectos humanitários e de saúde da crise, o lado comercial também precisa encontrar maneiras de se recuperar.

Em 1987, Henry Mintzberg, o papa da administração, renomado acadêmico e autor de diversos livros na área, criou os ‘Cinco P’s da Estratégia’ (Plano, Manobra (Ploy), Padrão, Posição e Perspectiva) que devem ser adaptados para os cenários e situações vividas em cada empresa. Passados mais de 30 anos, esta teoria ainda é muito utilizada com objetivo de tornar o futuro de um negócio melhor e mais produtivo a longo prazo.

No entanto, em tempos de coronavírus, empresas de todo o mundo vem enfrentando enormes desafios de negócios: o colapso da demanda dos clientes, modificações regulatórias significativas, interrupções na cadeia de suprimentos, desemprego, recessão econômica e aumento da incerteza. Sendo assim, a teoria de Mintzberg que ensina como planejar e pôr em prática métodos para alcançar determinados objetivos se tornou mais abrangente e ganhou outras perspectivas.

O coronavírus teve impactos sem precedentes no mundo e os negócios devem agir hoje se quiserem se recuperar no futuro. Baseado na teoria de Mintzberg, veja abaixo o que pode ser aprendido com a crise para que sua empresa consiga sobreviver:

  1. Posição: Que lugar você pode alcançar durante e após a pandemia?

Para tomar decisões estratégicas inteligentes, você deve entender a posição da sua organização em seu ambiente. Quem é você no seu mercado, qual o papel que desempenha no seu ecossistema e quem são seus principais concorrentes? Você também deve entender para onde está indo. Você pode encerrar suas operações e reabrir inalterado após a pandemia? É possível recuperar o terreno perdido? Você vai à falência ou pode emergir como um líder de mercado alimentado por desenvolvimentos durante o isolamento? As empresas diferem em sua resiliência e agora é hora de tomar medidas para mapear sua provável posição para quando a pandemia diminuir.

  1. Plano: Qual é o seu plano para se recuperar?

Um plano é um curso de ação que indica o caminho para a posição que você espera alcançar. Deve abranger o que você precisa fazer hoje para alcançar seus objetivos amanhã. No contexto atual, a questão é o que você deve fazer para superar a crise e voltar aos negócios quando ela terminar. A falta de um plano só agrava a desorientação em uma situação já confusa. Ao elaborar as etapas que você pretende seguir, pense ampla e profundamente e tenha uma visão macro.

  1. Perspectiva: Como sua cultura e identidade mudarão?

Perspectiva significa a maneira como uma organização vê o mundo e a si mesma e, certamente, como resultado da pandemia, existirão mudanças. É crucial considerar como sua perspectiva pode evoluir. Como sua organização estava culturalmente preparada para lidar com a crise? A situação atual unirá seus funcionários ou os separará? Eles verão a organização de maneira diferente quando isso acabar? Suas respostas informarão o que você pode alcançar quando a pandemia terminar.

  1. Projetos: Quais novos projetos você precisa iniciar, executar e coordenar?

Suas respostas às perguntas acima devem indicar um conjunto de projetos para resolver seus problemas relacionados ao coronavírus. O desafio é priorizar e coordenar iniciativas que irão proteger a organização no futuro. Com muitas novas iniciativas, você pode acabar com uma guerra por recursos que atrasa ou inviabiliza sua resposta estratégica.

  1. Preparo: Como você está preparado para executar seus planos e projetos?

Você precisa avaliar a preparação da sua organização. Você está pronto e é capaz de realizar projetos mesmo com a maior parte de sua equipe em trabalho remoto? Os recursos disponíveis, juntamente com a rapidez e a qualidade dos processos de tomada de decisão, variam muito, e as diferenças determinarão quem alcançará e quem ficará aquém do sucesso. Esteja ciente de que os consumidores se lembrarão de como você reagiu durante a crise. Aumentar os preços durante uma escassez, por exemplo, pode ter um efeito significativo no relacionamento com os clientes no futuro.

Por Guy Peixoto Neto, mentor de empreendedorismo

Você também vai gostar