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O Que Fazer Para Aumentar A Produtividade Durante A Manhã

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Como é difícil acordar cedo, não é verdade? Para muitas pessoas, podem passar semanas, meses, anos, que a prática continuará sendo árdua. E dependendo de como acordamos e do grau de sono e cansaço, nossa produtividade matutina pode ser consideravelmente afetada. Então, como lidar com isso?

Antes de tudo, uma importante consideração. Ter dificuldade para acordar cedo não significa preguiça. Pelo contrário. Significa que, por conta de uma rotina corrida e que não alivia mental ou fisicamente, acordamos antes do nosso corpo descansar o tanto que precisa. Além disso, é sempre necessário ressaltar que cada pessoa tem um relógio biológico próprio.

Para Bárbara Lima, psicóloga e especialista em Recursos Humanos, seguir as seguintes recomendações pode tornar as manhãs bem mais fáceis de lidar:

1 – Mantenha o alarme longe

A famosa tentação do “botão soneca” precisa ser abolida de sua rotina. De acordo com estudos, os “cinco minutos a mais” não vão te ajudar a acordar mais relaxado e descansado. Na verdade, o efeito é exatamente o contrário e a tendência é que o desgaste seja ainda maior. Isso se dá por que o relógio biológico é alterado e o cérebro tem maior dificuldade em relacionar o som do alarme à necessidade de acordar. “Vários pesquisadores já trouxeram á tona o quanto o excesso de alarme durante a manhã é negativo. Portanto, ao primeiro toque do despertador, levante. Torne isso um hábito”, diz Bárbara.

2 – Respeite o seu sono

Dependendo de quantas tarefas e responsabilidades nós temos durante o dia, 24 horas parece que não dá para nada. Porém, é essencial que esse pensamento seja substituído pelo hábito da organização. Procure deixar o que é mais trabalhoso para os períodos do dia nos quais você sabe que rende mais e não deixe para dormir muito tarde se sabe que precisa estar de pé bem cedo. “A ciência orienta que uma noite de sono leve de sete a nove horas. Menos do que isso não somente afeta a produtividade, como impacta na motivação e pode abrir portas para transtornos como a ansiedade, à medida que a quantidade de trabalho é superior ao nosso ritmo”.

3 – Procure fazer o que te motiva

Se acordar cedo se tornou um transtorno maior do que deveria ser, é possível que a insatisfação com o emprego seja a culpada. “Quando trabalhamos em um lugar que nos motiva, que nos faz sentir bem, o impulso positivo e otimista que levamos ao nosso cérebro nos torna mais resistentes em meio ao cansaço e mais produtivos mesmo quando bater sono. Nosso pensamento é poderoso”, afirma a psicóloga.

4 – Tenha hábitos saudáveis

“Uma manhã profissional produtiva tem início em uma manhã pessoal produtiva”, afirma a especialista. Uma vez que a rotina está mais organizada, praticar exercícios após acordar é uma ferramenta para termos mais energia e disposição durante as manhãs. Do mesmo modo, um café da manhã saudável e reforçado via contribuir em prol da produtividade.

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