- Início

- Conteúdo

O que esperar dos profissionais de finanças na retomada econômica

Compartilhe Este Post

Em função da crise econômica vivida pelo país nos últimos anos, o controle de custos se impôs como uma importante fonte de preocupação das empresas. Projetos e iniciativas com o objetivo de otimizar custos foram prioridade dentre as atividades de profissionais da área de finanças das corporações. Com a perspectiva da melhora da economia em 2020, as empresas passam a aumentar sua atenção na avaliação de alternativas para explorar as oportunidades de negócio que se apresentam.

De maneira a produzir este ajuste de foco, são esperados alguns movimentos na área financeira das organizações.

Com o objetivo de reduzir custos, em muitas empresas um profissional experiente em uma função de CFO foi substituído por um profissional mais júnior, ou se realizou a promoção de um Controller para a posição.

‘’Em um momento de crescimento, no qual é importante a experiência no desenvolvimento de estratégias, M&A e acesso ao mercado de capitais, a experiência passa a fazer a diferença. Assim, pode ser esperado um movimento de aumento do nível de senioridade da cadeira de CFO’’ comenta Leonardo de Souza, Country Manager da Robert Walters Brasil.

É projetável também um aumento na demanda por profissionais de FP&A e Commercial Finance. Podemos esperar uma inclinação do  time da finanças no sentido de gerar negócios, abrir mercados novos e encontrar eficiências nas business units. Um aumento na remuneração é esperado para os profissionais que mostram valor como um business partner.

Como uma outra estratégia para a redução de custos, nos anos recentes as empresas foram mais propensas à iniciativas de terceirização de processos, particularmente processos de Tax e Compliance. ‘’Com um cenário de maior budget é provável vermos essa tendência revertida, objetivando-se um aumento de controle dos processos. Neste caso, um perfil específico de profissional passa a ser mais valorizado, assim como profissionais com habilidade para a gestão de processos internos’’ completa Leonardo.

Com uma economia mais aquecida e o aumento da demanda por profissionais com vivencias particulares, o processo de seleção das empresas precisará se adaptar e, eventualmente, rever suas faixas e políticas de benefícios e se preparar para considerar pessoas que não necessariamente tem 100% das habilidades necessárias. Isso é particularmente a realidade das empresas que estão implementando sistemas ou novos processos, ou em um setor mais disruptivo como as Fintechs

A Robert Walters acaba de lançar sua Pesquisa Salarial 2020. Por mais de 20 anos a Pesquisa Salarial anual da Robert Walters oferece uma visão abrangente dos salários e tendências de contratação para diversos setores, auxiliando empresas e profissionais a tomarem as melhores decisões. Solicite já sua cópia!

Esse conteúdo foi produzido pela Robert Walters, consultoria internacional líder de mercado em recrutamento especializado, com mais de 4.800 funcionários em 31 países.