- Início

- Conteúdo

O Que É, De Verdade, A Motivação?

Coluna

Compartilhe Este Post

O que é motivação?

Produzir estímulos que motivem a ação dirigida para uma finalidade ou recompensa, conduzindo o sujeito a um determinado comportamento orgânico (emocional, sexual, compensatório), ou social (realização, filiação, status, aprendizagem).

Quando as ações diárias prestigiam os desejos e as necessidades do ser humano, elas são fontes de satisfação e prazer, promovendo dedicação extraordinária e vontade de realizar. Para despertar e manter um nível adequado de Motivação é preciso estimular positivamente a imaginação e alimentar continuadamente as esperanças de plena realização pessoal.

Convém notar que cada pessoa possui um elenco próprio de “motivos” que, quando devidamente estimulados, geram reações favoráveis e mobilizam suas melhores potencialidades. Todavia, quando esses motivos são contrariados ou ignorados, os recursos mais nobres da vontade podem se converter em ira, angústia, repulsa, desânimo, insegurança, e outros sentimentos deprimentes.

Por isso, é de suma importância observar o que “desmotiva” cada pessoa, antes mesmo de gastar energias para motivar. Atitudes equivocadas podem anular os esforços de motivação mais bem-intencionados.

Fatores de Desmotivação

As principais causas de desmotivação, cujas iniciais formam a palavra chave FEIO, são:

  • Falhas de Comunicação
  • Expectativas Frustradas
  • Injustiças
  • Ostracismo

Falha nas Comunicações

Deixar de comunicar ou, comunicar de forma confusa e incompleta fatos importantes, causando insegurança por desconhecimento, e/ou incertezas quanto ao futuro pessoal ou do grupo.

Expectativas Frustradas

As pessoas esperam aproveitar suas capacidades, serem respeitadas profissionalmente e ter o reconhecimento formal ou informal de seus méritos; frustrar essas expectativas é causa certa de desmotivação.

Injustiças

É praticamente impossível satisfazer a todos, o tempo todo. Sempre haverá alguém se sentindo injustiçado, principalmente quando se festeja o sucesso de outros! Isso é muito comum e tem um poder incrível de contaminação do ambiente de trabalho, o que pode ser evitado pela clareza dos fundamentos de cada decisão, expressos na sua comunicação.

Ostracismo

O afastamento compulsório de suas funções, exclusão de eventos profissionais ou sociais, repúdio automático de suas ideias, e outros fatos similares causam profunda desmotivação nas pessoas. Será melhor dispensar um funcionário do que colocá-lo no ostracismo.

Evite os fatores de Desmotivação; não faça “FEIO”:

Pelos fatores expostos, fica evidente que a desmotivação das pessoas é muito fácil de ser evitada, mas quando instituída é, definitivamente, muito difícil e custoso superá-la!

Não fazer FEIO requer atenção e habilidade gerencial para motivar e impedir a contaminação do ambiente de trabalho, mantendo o Clima Organizacional agradável e propicio ao sucesso de todos!

Fatores de Motivação

As pessoas são geralmente influenciadas por um ou vários motivos condutores (leitmotif) mais acentuados. Se bem satisfeitos, promoverão motivação irresistível. Obvio dizer que, se contrariados, podem significar um grave obstáculo ao desempenho profissional.

Os principais Motivos Condutores no âmbito profissional são:

  • Gostar do que faz;
  • Oportunidades de progresso;
  • Salário & Benefícios;
  • Tratamento;
  • Aparência;
  • Metas desafiadoras.

As letras iniciais desses fatores formam a palavra-chave “Gostam”.

Gostar do que Faz

Gostar do que faz é um forte motivo pelo qual uma pessoa se dispõe a agir com empenho e qualidade. Daí a importância de um processo seletivo atento às vocações dos candidatos no momento da contratação e/ou promoção. É igualmente eficaz, enfatizar a importância profissional e social do cargo ou função, promovendo orgulho em exercê-la. Quem faz só por obrigação, não o fará bem feito!

Oportunidades de Progresso

Oportunidades de Progresso é fator determinante na fidelidade de um relacionamento profissional. Uma carreira promissora, amparada num programa de treinamento que abra espaço para crescimento profissional e pessoal, são motivadores superlativos para a maioria das pessoas. 

Salário & Benefícios

Salários e Benefícios são componentes de peso na satisfação pessoal, não só quanto ao montante, mas também em termos comparativos; precisam estar corretamente correlacionados internamente, o que se faz através da comparação dos cargos (Job Matching) e, externamente, através de pesquisas salariais (mercado). 

Tratamento

Tratar cada colaborador como uma pessoa especial, com respeito, educação e cordialidade, fortalece a autoestima e gera um forte vínculo entre o gestor e seus comandados. Sem dúvidas, representa um importante componente motivacional.

Aparência

As pessoas almejam status, sentir-se importante e ter uma posição de destaque social, dentro e fora da empresa. Em tais casos, demonstrações formais de consideração, homenagens, acesso a posições de maior projeção, ou até mesmo um título mais pomposo, como “Gerente” ou “Diretor”, serão grandes motivadores.

Metas Desafiadoras

Sem desafios, não haverá motivos para empenho e superação! Os objetivos precisam ser exequíveis, mas também valorizar as conquistas.  E, uma vez atingidos, precisam ser festejados e renovados para manter a motivação elevada.

O Gerente Eficaz não pode esquecer dos condutores GOSTAM:

            - Gostar do que faz

            - Oportunidades de Progresso

            - Salários e Benefícios

            - Tratamento

            - Aparência

            - Metas Desafiadoras

Outros fatores de motivação

No relacionamento entre Gerentes e Colaboradores existem muitos outros fatores que podem influir na motivação, como alias, em todo o relacionamento humano. Sempre será preciso bom senso e solidariedade para lidar com demandas pessoais, pois o que é importante para uns, pode não ser importante para outros.

Sempre valerá a pena descobrir quais são os “leitmotif” de cada um; quando atendidos, aumentarão a motivação. Além dos principais, que já tratamos acima, destacam-se:

  • Segurança
  • Família
  • Poder / autoridade
  • Pertencer / Engajamento etc.

Motivar os colaboradores individuais para um desempenho de alto nível é, certamente, fator de importância crucial para o sucesso de um Gestor de Pessoas.

Por Vicente Graceffi, consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. É um dos colunistas do RH Pra Você. Foto: Divulgação. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista.

Gostou desse post? Compartilhe!