- Início

- Conteúdo

O Profissional Que Lê

Coluna 746

Compartilhe Este Post

Acompanhando o site rhpravoce.com.br  fica claro o crescimento em termos de estrutura e conteúdo. O rhpravoce vai se transformando numa fonte de pesquisa para profissionais e estudantes de terceiro grau e pós graduação.

 

O que me chamou a atenção hoje ao acessar o site foi o artigo “6 dicas para incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância”. Na minha experiência acadêmica é regra receber alunos que não sabem interpretar um texto e, consequentemente, nem se posicionar de maneira crítica a ele. Sente-se falta do hábito da leitura.

 

Uma carreira toda costuma ser prejudicada por isso. A leitura contínua influencia  na capacidade da pessoa em adquirir, entender e transmitir informações, habilidades e conhecimentos, no seu modo de relacionar com as pessoas, com clientes e na prática do seu trabalho. A leitura é uma das oportunidades mais democrática e acessíveis no crescimento pessoal e profissional.

 

O desafio é expandir o artigo em questão, também em dicas para incentivar o hábito da leitura na população adulta. Atualmente as empresas tem buscado os melhores profissionais para ocupar seus cargos. Os melhores profissionais são os capazes de bem administrar seu trabalho, de relacionar-se com seus colegas, clientes e fornecedores, de se comunicar bem pessoalmente e também por escrito, aqueles que estão aptos para montar apresentações, vender ideias e colaborar com o crescimento de uma instituição.  Essas pessoas que tem o hábito da leitura conseguem enxergar a realidade por vários ângulos diferentes e isso facilita na criação de estratégias que funcionem, além de possibilitar a resolução de problemas muito mais rapidamente.

 

No mercado de trabalho, as pessoas bem informadas são valorizadas e, por isso, é ideal que você invista para criar hábitos de leitura. Mesmo que não goste muito, tente ao menos entrar em contato com notícias. A leitura não nos permite apenas aprender a escrever melhor, como a analisar, interpretar de forma mais apurada, conseguimos considerar mais nuances dentro de um contexto, que talvez sem essa prática pudesse passar despercebido.

 

Portanto, além dos muitos benefícios que a leitura apresenta para um profissional, pode-se amplifica-los se houver o comprometimento com sua prática habitual  para fortalecer suas possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

 

Eder Magnani, é sócio fundador da TRILHA Pessoas e Organizações onde presta consultoria em Gestão de Pessoas. É um dos colunistas do RH Pra Você e atua como nosso ombudsman.

Gostou desse post? Compartilhe!