- Início

- Conteúdo

O Ponto De Equilíbrio No Caos

Inteligência Emocional

Compartilhe Este Post

Há dois anos, eu comecei uma atividade que eu não fazia ideia ser tão maravilhosa. Entrei de forma despretensiosa para uma aula de alongamento e de lá eu nunca mais saí. Eu fico por uma hora em silêncio, seguindo as palavras da técnica que - de maneira muito sutil - coloca os movimentos que serão feitos.

Dessas aulas, eu vou embora com a mente leve, ainda querendo permanecer no silencio que encontrei. A partir daí, eu comecei a estudar um pouco sobre a meditação. Esse ato de se concentrar em algo e permitir que a mente descanse, dando um sim ao equilíbrio.

Os resultados que eu vivo são incríveis e os estudos no mundo todo mostram que esse é um bom caminho a escolher. Pesquisas confirmam que os meditadores experimentam menos  o chamado vagar pela mente, melhorando a concentração. Os estudos também demonstram que o silêncio real pode melhorar a qualidade do sono, promover o descanso e cultivar novas células no hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória e pelo armazenamento de informações.

Em entrevista ao portal Huffington, a modelo Gisle Bündchen falou sobre meditação. Ela colocou como a prática permitiu o seu crescimento moral. “Isso me deu a oportunidade de estar ciente de um novo mundo que eu não sabia que existia, o entendimento de que havia um lugar que ninguém poderia tirar - que era meu próprio espaço pessoal e sagrado que existia dentro de mim -, e tudo que eu precisava fazer era acalmar a minha mente e ir para dentro e me conectar a isso”, disse Bündchen.

O que Gisele fala da meditação

Bündchen, que medita todas as manhãs por cinco ou dez minutos, disse durante a entrevista: “Eu acordo. Eu sento em silêncio. Eu acendo uma vela… Eu respiro fundo e vou para aquele espaço”; onde, diz ela, ela pode perceber e mudar  os pensamentos destrutivos. “Você pode trazer-se de volta para coisas que são realmente construtivas e co-criar a realidade que você quer.” Ela se pergunta coisas como: “O que estou criando aqui? Que tipo de vida eu quero viver? A maioria das pessoas não percebe que seus pensamentos constroem sua realidade, e eles têm o poder de modificá-las. “Enchendo a sua mente com afirmações e pensamentos amorosos, você cria mais disso em sua vida e isso se torna sua realidade”, ela promete.

O poder do pensamento positivo já foi provado em alguns estudos, entre eles o publicado na revista Frontiers in Psychology, mostrando que aqueles que imaginaram o melhor possível, experimentaram um otimismo maior.

Se o mundo é V.U.C.A, então é preciso encontrar meios de conseguir - por alguns instantes - achar o silêncio e a calmaria. Tudo fica melhor quando se vive plenamente.

Gostou desse post? Compartilhe!