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O Papel Do Suporte À Performance No Desenvolvimento De Equipes De Alto Desempenho

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Você tem um programa voltado para o suporte a performance? Este é um questionamento fundamental para quem deseja alcançar uma equipe de alto desempenho. E, vou lhe dizer o motivo por meio de uma rápida dinâmica. Imagine a seguinte situação: uma atividade de educação corporativa foi realizada na empresa para solucionar um desafio interno. Mas, pouco tempo depois a área de Treinamento & Desenvolvimento começa a receber queixas de que o problema continua a acontecer.

Diante deste cenário, a falta de assertividade na solução de aprendizagem não encontra-se durante a construção dela e sim na ausência de um acompanhamento no pós-treinamento. Neste contexto, a consultoria digital 6D Global identificou que apenas 16% dos colaboradores ao redor do mundo colocam em prática os conteúdos aprendidos em ações de T&D – o que impacta de forma direta (e negativa) nos resultados do negócio. Afinal, o desempenho do capital humano é o elemento fundamental no momento de destacar a organização em um mercado movido a constantes transformações.

Ou seja, é preciso que os profissionais tenham em mente a importância de preencher a lacuna existente entre a absorção dos conteúdos adquiridos e a aplicação deles no ambiente de trabalho com o suporte a performance. Na prática, além de aumentar a segurança do funcionário para implementar os novos conhecimentos, a iniciativa também evita ruídos de comunicação e por consequência assegura a eficiência do treinamento.

Quando se trata de suporte à performance, a primeira mudança a ser realizada é no mindset. Portanto, ao construir uma solução de aprendizagem é necessário planejar as etapas de início, meio e fim. Em seguida, o ideal é observar a necessidade atual da audiência e oferecer atividades para supri-las da melhor maneira. Por exemplo, a iniciativa pode ser realizada presencialmente ou à distância de um jeito tradicional ou inovador. Este fator depende do público-alvo.

Por fim, abra um espaço na agenda para a mensuração de resultados. Esta avaliação do Retorno sobre investimento (ROI) precisa ocorrer com uma certa frequência com o objetivo de reforçar o índice de efetividade do treinamento realizado. 

Por Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

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