- Início

- Conteúdo

O Custo De Uma Cadeira Executiva Desocupada

Compartilhe Este Post

Algumas vezes me perguntam qual é o custo de uma cadeira executiva desocupada. Esta é uma pergunta que eu também me faço frequentemente, mas, honestamente tenho dúvidas se conseguimos calcular precisamente quanto custa a existência de cadeira vazia, principalmente com o mercado tão competitivo.

Mas, de uma coisa eu tenho certeza: não existe uma forma única de fazer este cálculo. Temos diversas variáveis, desde negócios e oportunidades perdidas, até a gestão de pessoas e clima organizacional.

Pensando em uma operação de varejo, por exemplo, já se pensou quantas oportunidades podem estar sendo perdidas ou deixando de ser aproveitadas? Pessoas entrando e saindo das lojas, pontos novos abrindo, concorrência se reinventando, consumidor sendo atraído de diversas formas etc. Temos muitas variáveis que podem ter um impacto direto no resultado da operação. 

Se falarmos em clima e em gestão da equipe, isso dependendo do caso, pode ser pior ainda sem este executivo. Pode ser complicado assegurar que as estratégicas da companhia estão sendo executadas da forma que devem ser e passar a segurança ao time e aos acionistas que as ações estão no curso e sob o controle.

Podemos fazer um paralelo com a aviação. Se não tem o comandante no avião, provavelmente a companhia aérea irá solicitar outro para que assuma o controle imediatamente e dê sequência ao planejado. Mas, se o avião já estiver em voo e o comandante falhar, a tripulação sofrerá grande estresse, mas saberá seguir até efetuar o pouso em um aeroporto mais próximo, alterando o planejado e gerando insegurança.

Voltando agora à cadeira onde responda por uma operação estratégica, se não tivermos o líder neste posto, provavelmente a equipe conseguirá seguir o plano, porém, terão que trabalhar mais e sob uma pressão que provavelmente seria diferente se a cadeira estivesse ocupada, sem falar nas oportunidades que possam estar sendo perdidas e até mesmo pessoas.

Isso, no médio e no longo prazo, com certeza impactará diretamente na equipe, pois sabemos que grande parte dos executivos que deixam as suas empresas, está ligada diretamente ao seu líder e se não temos este gestor por muito tempo, isso com certeza passará pela cabeça da equipe. Quanto custa uma cadeira executiva desocupada?  Custa dinheiro, oportunidade, tempo, muito trabalho e, muitas vezes, imagem.

Por Jorge Kraljevic, sócio da Signium, empresa global de C-level hunting e de estratégias de recursos humanos

Gostou desse post? Compartilhe!