- Início

- Conteúdo

O Ano Acabou, Mas Não Aprendemos Tudo

Coluna 193

Compartilhe Este Post

“Nossa vida não muda com a virada de um ano, mas podemos mudar a forma que vamos viver deste momento em diante”. Mais um ano termina e a cada final, somos convidados a refletir sobre o período que passou e o que está por vir. É o momento de repensarmos nossas vidas e avaliarmos os pontos que desejamos mudar no ano que se inicia. Este processo de reflexão possibilita que nos reorganizemos para desfrutar de maior equilíbrio nesta nova etapa e favorece para que cada um reavalie seus projetos e busque as transformações desejadas. 

Mas, uma coisa é certa. Mantenha a mente aberta e acredite: há sempre algo a aprender e desenvolver. O dizer conhecido “Só sei que nada sei” cai muito bem aqui. E, assim, quanto mais aprendo, mais tenho que aprender. Afinal, poucas coisas mudam tanto uma vida, como aprender algo novo. O aprendizado é um processo feliz e poderoso, pois nos motiva a ser mais curiosos, muda a maneira como vemos o mundo e crescemos profissionalmente e pessoalmente. Com ele, desenvolvemos novas habilidades, tomamos boas decisões, superamos os nossos medos e acima de tudo, nos tornamos pessoas melhores.

Por isso, procure sempre aprender algo novo, uma palavra diferente, um novo jeito de fazer algo que você sempre faz, uma pequena mudança de hábito, ou seja, comece a ter o hábito de aprender sempre mais a cada novo dia. Pare para refletir em todo conhecimento adquirido no final do dia, faça uma lista de seus aprendizados, por mais simples que eles possam parecer. Isso ajudará você a tomar consciência da sua evolução diária.

Se atente ao apredizado que você pode ter com as pessoas. Preste mais atenção em suas conversas cotidianas. Já parou para pensar o quanto você pode aprender com as pessoas em sua volta? Comece a verificar tudo de novo que você tem aprendido, especialmente com os exemplos e comportamentos das pessoas próximas a você.

Outro passo importante para o processo de aprendizagem é ouvir sem julgar e manter a mente aberta. Observe de qual forma você se relaciona com as outras pessoas, você se abre para novas opiniões, novos pontos de vista sem julgar? Desenvolver essa habilidade é essencial para absorver novos conhecimentos e compreender mais sobre o mundo e pessoas.

Ser curioso é também muito bom para o aprendizado e desenvolvimento. Adquira o hábito de se interessar pelas coisas e saber como funcionam. Por que são da forma que são? Tudo mais que permita que você se preencha de mais conhecimento. E procure novas formas de aprender. O conhecimento pode ser adquirido de diversas maneiras, como por meio de palestras, treinamentos, cursos de longo, ou curta duração, entre outras. Portanto basta que você escolha entre tantas formas, a que mais esteja de acordo com seu objetivo e com seu perfil.

Lembre-se sempre: “Motivação é aquilo que te faz começar. Hábito é aquilo que te faz continuar”. Podemos não perceber, mas são os hábitos que nos guiam na nossa vida. E por isso é mais do que importante desenvolver e manter bons hábitos que te levem a conquistar aos seus objetivos e não te distanciem deles.

Então, vamos procurar aprender coisas novas diariamente, relacionar tudo aquilo que aprendemos, nos atentar ao aprendizado que podemos ter com as pessoas, ouvir sem julgar e manter a nossa mente aberta, ser mais curioso e procurar sanar as nossas dúvidas e procurar novas formas de aprender. Vamos colocar todos esses passos em prática e aumentar o nosso crescimento e bem-estar e alcançar os nossos objetivos. Afinal: há sempre algo a aprender e desenvolver. Feliz 2020. 

Por Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa, idealizadora do Trahentem® e uma das maiores especialistas de aprendizagem no Brasil. É  uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

Gostou desse post? Compartilhe!