- Início

- Conteúdo

Na Onda Da Transformação Digital Alunos Precisam De Professores Brilhantes 

TECNOLOGIA

Compartilhe Este Post

Antes de tudo, é importante ressaltar que a ideia não é substituir o professor na sala de aula pela tecnologia, tampouco aumentar a distância partindo dos inúmeros recursos tecnológicos disponíveis. O que está em discussão é levar professor e tecnologia ao alcance de crianças e jovens que querem e precisam aprender.

O que é necessário para aproximar alunos e professores da tecnologia como ferramenta de ensino, disponível e barata? Temos aqui um desafio e uma grande discussão que permeia políticas públicas, investimentos privados, questões acadêmicas, entre outros fatores, mas precisamos falar sobre o assunto, afinal, todos nós acreditamos que a educação é o caminho para o desenvolvimento de um país; e a tecnologia é uma ferramenta poderosa e eficiente de apoio para este fim.

Professores brilhantes representam o começo de tudo. São eles que encantam e que devem ter os holofotes, e a tecnologia é apenas o meio disponível. Os recursos que ela oferece vão ajudar nossos educadores a guiar nossos nerds nativos digitais e autodidatas em tecnologia da informação a se tornarem mentes borbulhantes ávidas por conhecimento. Tal conhecimento que é direcionado para suas curiosidades, habilidades e aptidões, e que também é holístico e nos faz crescer como bons cidadãos do mundo. 

Hoje existem recursos tecnológicos disponíveis de baixo custo e até mesmo gratuitos, basta que a prática da inovação se torne pauta de interesse entre líderes e gestores das escolas. É essencial mudar rumo ao futuro. Não é mais uma questão de quando, e sim de como, que ainda é a dificuldade para tornar essas mudanças reais nas escolas e universidades. A grande questão é como usar essas tecnologias a meu favor, e não qual é a tecnologia que vou usar. A integração estratégica das ferramentas tecnológicas pode habilitar um professor a fazer mais de forma eficiente. Seja acompanhando as evidências de aprendizado e compartilhando com as famílias, abordando práticas individualizadas, sendo mais produtivo na gestão do tempo e usando a análise de dados nas avaliações, por exemplo. 

A boa notícia é que existe um ecossistema formado por fabricantes e desenvolvedores, empresas de consultoria, professores treinadores, plataformas on-line e cursos presenciais disponíveis e acessíveis para apoiar os educadores em sua jornada de integração da tecnologia no dia-a-dia. O investimento no desenvolvimento profissional dos professores vai refletir na valorização das profissões ligadas à educação e na valorização da escola como o berço da inovação. 

Por Beni Kuh, economista e fundador da Colaborativa, consultoria de tecnologia educacional

Gostou desse post? Compartilhe!