- Início

- Conteúdo

Música Ajuda No Aumento Da Produtividade?

Compartilhe Este Post

As especulações de que ouvir música no ambiente de trabalho é sinônimo de produtividade ainda geram grandes discussões nas empresas. Há profissionais que acreditam na influência da prática na melhoria da qualidade das demandas diárias enquanto que outros compartilham o pensamento de que a ação tira o foco do colaborador.

Segundo José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, cada pessoa reage de uma maneira diferente ao entrar em contato com a música. Portanto, se ela é capaz de alterar as atividades cerebrais, impacta a o jeito de trabalho de quem a escuta.

Para o especialista, a música proporciona a liberação de dopamina, substância capaz de causar sensação de bem-estar e também reduz os níveis de hormônio do estresse conhecidos como cortisol. O som tem a habilidade de motivar o profissional, melhorar o humor e gerar interações entre a equipe. Outros pontos positivos da prática é a ativação da criatividade, facilitação da produtividade, cooperação na saúde física e mental, sensação de relaxamento e elevação da autoestima. “As distrações no ambiente de trabalho, como conversas paralelas e telefones são ruídos que podem prejudicar o rendimento do colaborador, sem contar nas distrações durante o dia, mas a música é capaz de mantê-lo focado em seus afazeres para que então ele possa fazer e entregar seus compromissos”, afirma.

Pondere

Não se engane ao ouvir música no seu ambiente de trabalho. É importante ponderar certas questões porque determinados sons podem atrapalhar o rendimento. Portanto, o primeiro passo é se informar se no na empresa se o gestor não vê problema quanto a prática. Caso não seja um impedimento, entenda o local em que você trabalha, se é lugar calmo ou se é composto por outras pessoas, pois não são todos os funcionários que gostam de ouvir música ou compartilham do mesmo gosto musical que o seu. No caso de que nem todos os colegas queiram ouvir música no trabalho, tenha em mãos um fone de ouvido, assim você não comprometera o desempenho de ninguém. Tenha em mente também, que o som não deve atrapalhar a produtividade  ou interferir no seu convívio com os outros colaboradores, muito menos ser colocado em um volume elevado e prejudicar o trabalho.

Ponderados todos esses pontos, escolha a música ideal para você e sua função. Tarefas que exigem repetição demandam concentração, sendo assim, músicas aumentam a atenção e o desempenho de quem as ouve. Já para as atividades cognitivas, o ideal é escutar músicas instrumentais ou talvez. Por fim, tenha em mente que para atividades mais complexas, talvez o silêncio seja o melhor caminho e em determinadas profissões a música definitivamente pode causar problemas, como por exemplo no setor comercial, pois é exigido um contínuo contato entre colaboradores, clientes e parceiros.

Gostou desse post? Compartilhe!