- Início

- Conteúdo

Meu Negócio Está Pronto Para O People Analytics?

Eventos

Compartilhe Este Post

Quem acompanha o nosso portal está familiarizado com o conceito de People Analytics. Em resumo, a metodologia trabalha com o armazenamento de dados e informações sobre colaboradores, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de melhores e mais pontuais estratégias.

Na prática a implantação do PA exige dedicação plena das lideranças e do RH, como aponta Fernando do Valle, especialista de People Analytics da Rede Globo. “Quando você identifica os dados relevantes para sua empresa e consegue organizá-los, a partir disso você consegue potencializar a sua gestão. Entretanto, é importante desenvolver profissionais de Recursos Humanos que tenham a familiaridade de trabalhar com dados”, explica.

Fernando, que começou a utilizar o PA antes mesmo da prática se difundir e se tornar mais conhecida no país, reforça que, apesar do People Analytics oferecer um processo mais inovador de gestão de pessoas, é importante que as empresas não encarem a ferramenta como modismo, mas efetivamente como um apoio aos seus processos.

“A implementação da ferramenta têm custos. E o que a torna efetiva, além de, como eu disse, preparar profissionais que saibam utilizá-la, é a empresa saber por que a usa. O gerenciamento de dados passa, primeiro, em você saber quais são os dados mais importantes, aqueles que serão úteis para apoiar na solução de problemas e na criação de mecanismos que aumentem a produtividade, a motivação, e quais dados não têm a mesma relevância” pontua. Do mesmo modo, o trabalho consciente com os dados ajuda a prever situações e atuar de maneira preventiva e não somente corretiva.

O People Analytics favorece a implantação de uma cultura mais humanizada, uma vez que ele ajuda a traçar o perfil dos colaboradores. O recurso possibilita identificar com maior precisão as habilidades de cada um, as motivações, as atividades de sua preferência e de maior rendimento. Dessa forma, as organizações conseguem traçar planos e programas que estimulem a equipe, reduzindo a insatisfação e aumentando o engajamento.

O especialista ressalta, também, que o People Analytics é um caminho sem volta à medida que os RHs vêm se adaptando à transformação digital do setor. “O futuro vai ser analítico. Você ter o poder analítico vai fazer toda diferença competitiva ao seu negócio. Fora do país é uma mudança consolidada. E é algo que, aos poucos, também as empresas brasileiras procuram conhecer, o que auxiliar a moldar uma cultura mais analítica”, finaliza.

O que você não pode deixar de saber sobre o People Analytics

Responsável por reestruturar o processo de gestão de pessoas da Oi e da Globo, Fernando do Valle vai compartilhar cases e toda sua experiência no RH Top Talks, evento marcado para novembro, em São Paulo. Ao lado de especialistas renomados no assunto, do Valle abordará o poder de transformação do PA em grandes empresas, apresentando todo o potencial da modelagem preditiva e das análises estatísticas na área de Capital Humano. Clique no banner abaixo para saber mais e faça já sua inscrição!

Gostou desse post? Compartilhe!