- Início

- Conteúdo

Mesmo com a quarentena, registro de ponto aumenta em até 51% no Brasil

Compartilhe Este Post

Apesar de ainda estar determinado o isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus, muitas empresas resolveram voltar à ativa por conta da crise econômica. Segundo levantamento da Pontomais, empresa de tecnologia para RH, os estados que tiveram mais aumento no registro de ponto, até o fim de abril, foram Piauí (51%), Goiás (21%) e Distrito Federal (16%).

Em relação aos segmentos que tiveram aumento das atividades nesse mês, o grande destaque foi o de roupas e acessórios, que chegou a 71% a mais de registro de ponto entre as empresas cadastradas. Saúde e estética foi o segundo setor com maior resultado, tendo 23% de aumento, e varejo, equipamentos e peças foi o terceiro segmento registrando 19%.

Porém, apesar da grande parte do país estar tentando voltar à rotina, existem também os setores que tiveram mais queda nesse período. Os funcionários de órgãos públicos e de indústria de produtos alimentícios, por exemplo, mantiveram o isolamento e cerca de 24% dessas categorias deixaram de registrar ponto. Os estados que têm respeitado ainda mais a quarentena nos últimos dias são: Pará, com 20% de queda, e Maranhão e Amazonas com 14% de redução.

A pesquisa também aponta uma queda no número de admissões desde janeiro deste ano, tendo uma diminuição expressiva no período da quarentena. Comparando março e abril, a queda chegou a 60% nas empresas do banco de dados da Pontomais. O levantamento também mostra queda de 32% nos desligamentos e 23% nos afastamentos de colaboradores.

Retomando às atividades ou seguindo em home office, é importante manter a saúde, o bem estar dos funcionários e também a produtividade. E pensando nisso, o CEO da Pontomais, Hendrik Machado, separou algumas dicas para todos que estão batalhando nessa pandemia.

4 dicas para empresas que estão voltando à rotina

1 - Estabeleça regras de cuidados contra a Covid-19

O primeiro cuidado que uma empresa deve ter nesse período é com a saúde dos colaboradores. É preciso ficar atento e seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde, como o uso de máscara, ter álcool em gel nos ambientes da empresa, evitar ar condicionado para que tenha uma corrente de ar no local, respeitar o espaço das pessoas colocando um certo distanciamento entre elas. Vale pensar em um esquema de revezamento para minimizar ainda mais o contato entre funcionários e na utilização do transporte público no deslocamento.

2 – Crie um rito de retomada

É importante criar um rito de retomada, ou seja, criar uma ação intimista que motive os colaboradores. Pode ser um presente para celebrar o retorno deles na empresa, uma mensagem otimista prevendo os projetos futuros, um discurso falando tanto sobre dos cuidados desse momento, quanto da importância deles para a empresa e até de repente um café da manhã para marcar essa retomada do serviço. Mantendo sempre a distância.

3 – Use o que funcionou na quarentena

Pensando em melhorias para empresa, é importante que o gestor faça uma reflexão sobre a quarentena e as estratégias usadas nela para ver o que melhorou o rendimento de trabalho. Na Pontomais, por exemplo, temos feito o "Daily Scrum", que é uma reunião diária onde as pessoas dão um feedback do que foi feito no dia anterior para começar um novo dia de trabalho. É uma alternativa de controle de serviços por conta do distanciamento, mas presencialmente é algo que tem tudo para dar certo.

4 - Faça um replanejamento

Para encerrar com chave de ouro, a última dica que é bem importante é pensar em um replanejamento.

As pessoas retornam com dúvidas de como colocar as coisas em prática e de onde retomar. Então apresentar um novo planejamento é muito importante para que o trabalho volte a fluir bem. Além disso, pensando no financeiro da empresa, é importante rever também os gastos que foram cortados e fazer uma avaliação bem crítica se vale a pena reinvestir.

4 dicas para empresas em home office

1 – Enfatize os cuidados necessários na pandemia

Para empresas que seguem em quarentena, é muito importante que o gestor mantenha o discurso do isolamento pensando na saúde dos seus funcionários. Incentivar que as pessoas continuem tendo cuidados com a higiene nesse período e que só saiam de casa em casos extremos é primordial principalmente para a melhora do quadro do país.

2 – Ajude a equipe com boas estratégias

Em relação a rotina de trabalho, é importante que o responsável pela empresa ajude os funcionários a atingirem seus objetivos.  O gestor deve ajudar os colaboradores com soluções frequentes de formas de trabalho que trarão mais resultados. É importante continuar traçando estratégias para a empresa independente do setor que você está.

3 – Inove na sua empresa

Como gestor, provoque novidades na empresa. Tente fazer coisas que você ainda não fez para que gere interesse nos seus funcionários.

4 – Comemore cada conquista

Para finalizar, há algo que é muito importante nesse momento: comemorar com os colaboradores todos feitos, principalmente os pequenos que muitas vezes são deixados de lado. Por conta da crise, a situação está complicada em todas as áreas, e provocar ações de reconhecimento de trabalho motiva ainda mais os funcionários além de deixá-los mais engajados.

Você também vai gostar