- Início

- Conteúdo

Marcação de ponto: como fazer no modelo híbrido de trabalho?

Compartilhe Este Post

A marcação de ponto é essencial para as empresas. Afinal, é a partir da batida de ponto que os colaboradores marcam a presença para o cumprimento da jornada de trabalho. Porém, é muito mais do que apenas registrar quem foi trabalhar ou não.

O trabalho remoto, o home office e até o modelo híbrido estão em ascensão e ganhando destaque como boas soluções para manter os colaboradores na ativa em situações adversas como essa que estamos passando. Nesse contexto, a questão é: como fazer a marcação de ponto de forma eficiente mesmo à distância?

Diante do “novo normal”, a tecnologia para gestão de pessoas é uma grande aliada na marcação de ponto - de forma simples e com total segurança, esse registro é possível mesmo no modelo de trabalho não presencial.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância marcação de ponto no modelo híbrido, uma grande tendência para o futuro do trabalho, e o que diz a lei sobre esse assunto.

O que diz a lei sobre a marcação de ponto?

De acordo com a CLT, a marcação de ponto é obrigatória para empresas que contam com mais de 10 colaboradores. Porém, a Reforma Trabalhista modificou esse número para 20 colaboradores.

Antes, era comum que esse registro fosse feito com o uso do relógio de ponto eletrônico (REP). Mas, com o avanço da tecnologia e atualização da lei que rege esse tema, outras formas de registro passaram a ser permitidas.

Com isso, o uso de sistemas alternativos para a marcação de ponto e controle de jornada passou a ser permitido com a Portaria 373/MTE. Assim, ficou bem mais fácil fazer a gestão de ponto de forma automatizada, tornando esse processo mais ágil e menos burocrático para o RH das empresas.

Esse aperfeiçoamento na forma de fazer o controle de ponto com o uso da tecnologia está ajudando - e muito - as empresas na gestão de pessoas. Principalmente naquelas em que novos modelos de trabalho estão sendo implementados, o que nos leva ao tópico a seguir.

O modelo híbrido de trabalho

O home office estava em ascensão e, com a crise do coronavírus, o formato remoto foi uma das únicas alternativas para manterem seus negócios ativos. A possibilidade de trabalhar de casa, algo que ainda era desconhecido por muitas empresas, se tornou uma obrigatoriedade da noite para o dia. Tudo em função de um propósito maior - resguardar a saúde e o bem-estar das pessoas.

Trabalhar remotamente ou de qualquer lugar - anywhere office - são modelos de trabalho que se tornaram realidades no mundo corporativo. E muitas empresas estão cogitando permanecer com essas alternativas em prática após a crise.

Sem dúvidas, muitas coisas vão mudar no que tem se chamado de “novo normal”. E está se cogitando que uma das tendências para o futuro pós-pandemia é o modelo híbrido de trabalho, no qual é permitido que o colaborador faça home office em alguns dias da semana e vá para a empresa em outros.

Trata-se de uma forma de manter o equilíbrio entre aqueles que viram sua produtividade disparar no home office e outros que sentem a falta da socialização entre a equipe. No meio disso tudo, você deve estar se perguntando - e como fazer a marcação de ponto considerando o formato presencial sem esquecer do home office?

Marcação de ponto no modelo híbrido

Apesar de o home office já ser uma prática realizada há algum tempo, está previsto em lei a partir da nova Lei Trabalhista entrar em vigor. De acordo com a CLT, esse formato não requer, obrigatoriamente, o cumprimento da jornada tradicional de oito horas diárias.

Vale lembrar que a marcação de ponto não é obrigatória no modelo remoto. É indicado que empregador e colaborador firmem um acordo sobre o controle da jornada de trabalho, visto que essa prática traz benefícios para ambos os lados.

Para isso, existem ferramentas para a gestão do trabalho, inclusive no modelo híbrido, que facilitam esse processo. Considerando que a tendência é que esse formato ganhe força, a marcação de ponto com um sistema em nuvem é capaz de automatizar essa gestão, cruzando os dados de registro presencial e não presencial.

Como a Ahgora pode ajudar na marcação de ponto?

A Ahgora conta com diversas ferramentas de tecnologia para gestão de pessoas que automatizam a marcação de ponto, facilitando o registro da jornada tanto presencialmente quanto no formato remoto. Assim, mesmo os colaboradores que trabalham home office e, por vezes, se deslocam ao escritório para cumprirem sua jornada, podem bater o ponto utilizando o mesmo software.

Diante da crise que estamos vivendo, a Ahgora quer contribuir para que o gerenciamento de equipes, tanto no trabalho presencial quanto no home office ou ainda no modelo híbrido. Para isso, lançou ao mercado gratuitamente o pacote Ahgora Anywhere Office - um software para facilitar a gestão de colaboradores remotos.

Sua utilização está liberada sem custo algum até 30/09/2020, oferecendo a todos a oportunidade de gerenciar equipes que estão se adaptando aos novos modelos de trabalho. O Ahgora Anywhere Office abrange o acesso a diversas ferramentas para o controle da jornada de equipes, trazendo benefícios como:

  • Marcação de ponto e presença

  • Gestão de produtividade

Como funciona?

O primeiro passo é a marcação de ponto e presença remota dos colaboradores com o Ahgora Multi. Através de um aplicativo, o profissional registra o ponto online via reconhecimento facial de onde estiver. Seja trabalhando no escritório, de casa ou de qualquer lugar.

Já com o Ahgora Timesheet, é possível fazer a gestão da produtividade dos colaboradores com cálculo do tempo x atividade. Assim, dá para saber no que as equipes estão trabalhando e quanto tempo estão investindo em cada tarefa. O colaborador registra a atividade pelo app, contabilizando o início e o fim de sua realização.

Ao acessar o dashboard do Ahgora Anywhere Office, pode-se gerenciar as permissões dos colaboradores para usar os aplicativos e visualizar quem está online e trabalhando. Tudo em tempo real.

Dê espaço para o modelo híbrido

É preciso lembrar que o home office não é uma tendência momentânea. Mas, um formato que veio para ficar. Caso a empresa não se adapte ou não tenha a possibilidade de manter os colaboradores trabalhando de casa, o modelo híbrido de trabalho é uma alternativa que deve ser pensada.

Encontrar o equilíbrio entre esses dois caminhos pode ser o segredo do sucesso no futuro do trabalho. E a tecnologia deve servir como uma aliada das empresas e RH para a gestão dos colaboradores no modelo híbrido de trabalho.

Tenha em mente que a marcação de ponto online é possível, simples e fácil. Assim como fazer o gerenciamento da produtividade do time. Jornadas de trabalho com escalas, cuidado com a infraestrutura, novos hábitos e flexibilidade para a realização do trabalho.

Você também vai gostar