- Início

- Conteúdo

Lab De Aprendizagem Traz Soluções Para Problemas No Cbtd 2019

Eventos 449

Compartilhe Este Post

A 34ª edição do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), maior e mais conceituado evento do mercado de T&D e Educação Corporativa da América Latina, que neste ano acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, conta com a participação de nomes como o do poeta Bráulio Bessa e dos apresentadores Miguel Falabella  e Marcelo Tas, traz inovações na feira. 

Dentre as novidades do CBTD deste ano, destaca-se o LAB de Aprendizagem. Essa novidade da empresa de consultoria e treinamento Fábrica de Criatividade proporcionará aos participantes uma experiência imersiva, a fim de pensarem em soluções para  problemas reais.  

O LAB é uma instalação em forma de caixa, na qual, para sair dela, cada participante tem que desenvolver uma solução para um problema que ele mesmo apresentará. A dinâmica conta com uma disposição de três ambientes diferentes, cada um direcionado para uma parte do processo de resolução. A primeira, é aprender a estruturar o problema a partir de um roteiro com três perguntas, a segunda consiste em elaborar possíveis soluções e a terceira em criar um protótipo para seu projeto por meio de materiais simples, como um desenho, tendo como propósito a visualização do projeto.

Partes do processo podem ser acompanhadas por pessoas do lado de fora da instalação. Um balão de gás hélio, por exemplo, usado no segundo estágio da dinâmica, é solto para fora da caixa. Essa dinâmica consiste em pregar no balão todas as soluções pensadas pelo participante que, ao soltá-lo, transmite o conceito de “pensar fora da caixa”.

Por tanto, o principal objetivo do LAB é solucionar problemas; fazer com que uma pessoa que entre nele com uma situação problemática saia com uma solução não somente idealizada, mas também prototipada.

"O foco de tudo o que planejamos para o CBTD 2019 está voltado para estimular e facilitar a aprendizagem ao longo de toda a vida, o chamado 'lifelong learning'. Acreditamos fortemente que a disposição para aprender novos conteúdos - e reaprender os anteriores - durante toda a nossa trajetória profissional e pessoal fará toda a diferença no sucesso de nossas carreiras e empreendimentos. O evento comprova isso e aponta para os caminhos que precisamos tomar", revela Igor Cozzo, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), entidade que organiza anualmente o Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD).

O CBTD 2019 acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, no Pro Magno, em São Paulo (SP). Para conhecer mais sobre o evento, basta acessar: https://abtd.com.br/cbtd.

Gostou desse post? Compartilhe!