- Início

- Conteúdo

Jogo de tabuleiro estimula funcionários a refletirem sobre sua marca pessoal

Compartilhe Este Post

O tema "marca pessoal" tem sido cada vez mais discutido no ambiente de trabalho. Isso porque os funcionários que mais se destacam são aqueles que, ao desempenharem o seu papel nas empresas, deixam também a sua marca. E isso traz benefícios para ambas as partes.

Pensando nisso, a Treinamundi, loja virtual de jogos e dinâmicas de grupo para treinamento e seleção, desenvolveu o jogo Marca Pessoal - Cuide da Sua, um tabuleiro que desperta para a importância do tema e ensina todo mundo a descobrir a sua marca e a usá-la como ferramenta de autodesenvolvimento de carreira.

Nele, os participantes são provocados a pensar sobre sua própria marca e em como essa está sendo percebida pelos seus colegas, pares e gestores, de modo que possa alavancar oportunidades no curto e longo prazo.

Marca Pessoal tem conteúdo exclusivo assinado por Ilana Berenholc, estrategista em Personal Branding e referência no tema. “A marca pessoal é a forma como as pessoas nos percebem em tudo o que a gente faz. E isso é muito valioso, inclusive para a carreira! Afinal, queremos ser lembrados pelo o que temos de melhor”, diz.

Ainda que a responsabilidade de desenvolver e gerenciar sua marca pessoal seja de cada um, o RH pode ajudar nesse processo dentro das empresas. “Incentivar os funcionários para que eles desenvolvam e gerenciem sua marca pessoal é uma forma de empoderamento que traz benefícios para todos os envolvidos”, afirma Flavio Yoshimura, CEO e fundador da Treinamundi.

Ele explica que a ferramenta pode ser aplicada naquele momento do ciclo de desempenho que antecede as reuniões de feedback e de avaliação de desempenho com os gestores, como apoio durante o processo de elaboração dos planos de desenvolvimento individual (PDIs) ou até mesmo em treinamentos de vendas - como forma de preparar as equipes sobre a maneira como elas se apresentam a seus clientes. 

Como funciona?

Os jogadores percorrem um tabuleiro respondendo perguntas do baralho “Você Sabia” para avançar casas, por exemplo: “Como os outros se sentem com sua presença e como você afeta as pessoas também fazem parte da sua marca pessoal?”

E, também se deparam com as surpresas das cartas “Fique de Olho!”, que podem virar a sorte de cabeça para baixo: “Você deixou de se preparar para a apresentação de resultados do seu projeto para toda a empresa. Volte 2 casas!”.

O papel do facilitador é conduzir a equipe à autorreflexão por meio do conteúdo do jogo e de mais 4 exercícios práticos exclusivos.

Para Ilana, essa provocação responsabiliza o participante pela gestão de sua própria marca e o conscientiza da importância de se tomar as rédeas da carreira e do desenvolvimento individual, como forma de melhorar seu desempenho na empresa.

Amanhã, das 8:30h às 12h, a Treinamundi vai realizar a Jogatina, uma experimentação para que profissionais de RH, consultores e professores da área de Recursos Humanos possam conhecer o jogo na prática. As inscrições são limitadas e devem ser feitas através do site https://lnkd.in/dk5_-hr.

Foto: Treinamundi