- Início

- Conteúdo

Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental nas empresas

Coluna 429

Compartilhe Este Post

Você já ouviu falar da campanha Janeiro Branco? Ela se iniciou há 8 anos como iniciativa de psicólogos brasileiros e tem como objetivo disseminar informações e conhecimento sobre a importância do cuidado com as emoções e com a saúde mental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Há alguns anos vemos a saúde mental conquistar espaço de interesse de vários segmentos, inclusive das organizações. Quando comecei a trabalhar com programas de gerenciamento do estresse e saúde mental em empresas há mais de 20 anos o tema era de extremo tabu e os RHs evitavam incluir nos programas qualquer palavra que pudesse fazer alusão a ele, era necessário “disfarçar”. Ainda não podemos dizer que não há mais preconceito, mas vamos nessa direção. A pandemia do Novo Coronavírus e seus impactos devastadores na Saúde Mental deu um impulso nesse processo.

Um estudo recente realizado pela Organização Mundial da Saúde identificou que o Brasil é o país número 1 no ranking mundial de ansiedade e o quinto em depressão. Em muitos segmentos já é a principal causa de afastamento do trabalho gerando impactos sociais e financeiros significativos, diretos e indiretos.

Estes dados alarmantes revelam a importância de as empresas abordarem com seriedade e consistência o tema em seus programas de saúde e qualidade de vida com foco na prevenção primária, secundária e terciária. Além disso é necessário que faça parte do planejamento estratégico e se desenvolva uma cultura de cuidados com saúde mental dentro das empresas. Algumas possibilidades nessa direção:

  • implementar um Programa de Saúde e Bem-Estar baseado na realidade, necessidades e interesse das pessoas
  • mapear e rastrear a saúde mental da sua população
  • abordar e trabalhar os temas relacionados à saúde e doença mental de forma contínua e consistente
  • capacitar os líderes
  • orientar e informar sobre os sinais do estresse excessivo e das doenças mentais comuns
  • garantir acesso a tratamento mental de qualidade e monitorado
  • instrumentalizar as pessoas para lidarem com problemas, conflitos, relacionamentos, estresse e desenvolver resiliência

Além destas estratégias é preciso fomentar um ambiente de trabalho saudável e eliminar as toxicidades. É preciso identificar as condições de risco psicossocial relacionadas à dinâmica e Organização do Trabalho. Destaco:

  • falta de clareza do seu papel no trabalho
  • baixo controle decisório e baixa autonomia
  • excesso de trabalho, cobranças e pressão incompatíveis com a capacidade de atender a essa demanda
  • competição excessiva e desleal
  • metas impossíveis
  • reuniões exaustivas e desnecessárias
  • mensagens contraditórias e não claras
  • falta de cultura de feedback
  • líderes despreparados para lidar com pessoas e com conflitos

Quando pensamos em saúde mental no trabalho os líderes têm um papel fundamental pois são influenciadores e multiplicadores. Pela sua posição têm o poder de maximizar ou minimizar o estresse das equipes. Além disso sofrem altos níveis de estresse e desgaste, muitas vezes sem recursos e treinamento suficiente para lidar com pessoas e conflitos e sem conhecimento de como ajudar a sua equipe e promover saúde mental no trabalho.

Se a sua empresa quer começar por algum lugar a cuidar da saúde mental de seus colaboradores eu recomendo que comece conhecendo a sua realidade, as condições de saúde mental das pessoas, suas forças e suas necessidades.  E como intervenção, invista na capacitação dos líderes para que aprendam a gerenciar o estresse pessoal e a gerenciar o estresse das suas equipes.

Rosalina Moura é Psicóloga Clínica, Organizacional e Coach. Sócio fundadora da Rumo Saudável, empresa que atua no segmento de bem-estar, saúde mental  e gerenciamento do estresse em Organizações. É um das Colunistas do RH Pra Você. Foto: Divulgação.

www.rumosaudavel.com.br

[email protected]

Você também vai gostar