- Início

- Conteúdo

Harmonia Como Estratégia: A Importância Do Diálogo

Compartilhe Este Post

A falta de alinhamento estratégico atinge boa parte das empresas. Por vezes, é muito comum que algum departamento ou diretoria apresente falhas em seu processo de comunicação, o que compromete diretamente no planejamento. Mas, por que isso acontece? Porque em algum momento a capacidade de dialogar foi enfraquecida. O que foi alterado, o que foi modificado no objetivo inicial passou despercebido ou de forma distorcida por falta de entendimento, clareza, distanciamento ou até exclusão. Entender equivocadamente acontece com qualquer um de nós. O grande problema é manter a ignorância sobre o que é correto por opção ou por falta do saber.

Vivemos um momento em que o diálogo se tornou praticamente um transtorno maior do que uma solução. A polarização está em todos os cantos. Os ânimos estão alterados e nossas posições pessoais estão interferindo no trabalho e no desempenho coletivo. Por conta disso, o professor de MBA da FGV e da ESIC Internacional, Luciano Salamacha, identificou que falta de alinhamento acontece quando a comunicação nas empresas não é estimulada.

Salamacha afirma que é urgente o momento de falar e de ouvir e orienta alguns passos para fazer um bom alinhamento com os colegas de trabalho e chefia. São eles: 

- Perceba o seu isolamento. A falta de comunicação pode ter partido de você. As pessoas não te ouvirem mais é uma questão de causa e efeito. Talvez você tenha insistido em uma mensagem que precisa se renovar, que não funciona como antes. Avalie se os seus argumentos estão ultrapassados, se precisam de uma nova roupagem. Lembre-se que o mundo está se renovando rapidamente. 

- Entenda o processo, os interesses e objetivos individuais. Para criar um novo diálogo, uma nova roupagem na fala, é necessário compreender. Analise, estude, experimente novas estratégias dessa comunicação. 

- Mantenha a harmonia acima de tudo. Quando há harmonia, há compreensão e as pessoas ficam dispostas a ajudar. Quando há discórdia em nível de disputa ou pessoalidade, há preconceito, julgamento e cada um julga a luz da própria história, do conhecimento adquirido individualmente, do que acha certo e errado. Sua mensagem poderá ser distorcida propositalmente para te prejudicar ou emperrar o seu processo. Não alimente inimizades. 

- Peça ajuda. "Talvez eu precise de ajuda para me comunicar melhor”, “não quero criar atrito”, “quero que entenda que minha intenção é me fazer entender e compreender o que acontece com a empresa”. São frases que transmitem humildade, que podem desarmar o receptor e colocar nos trilhos um relacionamento ou situação que estava se desalinhando. 

- Assuma suas responsabilidades e, por que não, culpas também, quando for o caso. Quando a falta de alinhamento gera desculpas todo mundo quer sair do foco. A palavra “desculpas” vem do latim: DES significa afastar, e é assim que acontece quando há uma crise.

Então, se a comunicação está ruim assuma que você pode ter errado no caminho da compreensão. E que isso pode ter gerado o dissabor, o desencontro. 

-Elimine os pré-julgamentos equivocados. Deixe claro que não quer entrar em confronto. Que a intenção é saber se perdeu os objetivos iniciais e retomar. 

- Escute. Se desarme e coloque a bola no chão. Frases como “Não quero questionar sua posição“ e  “Quero ouvir“, podem levar à verdade. Esteja preparado para ela, se a verdade que ouvir não for exatamente a que você quer ou concorda. Não se precipite. Avalie com calma, reflita antes de qualquer medida, divida com pessoas de confiança e mais experientes. 

- Elimine a ignorância do saber. Segundo o filósofo Jonh Rawls, para se alcançar o bem comum ou a liberdade individual temos que tirar “véu da ignorância” da nossa frente. Muitas vezes, o mantemos para nos autossabotar. Para o professor, o pior é manter a mentira. A verdade, por pior que seja, nos liberta.

Salamacha, que é consultor de grandes empresas no Brasil e no exterior e também especialista em estratégia, afirma: “bem alinhado o resultado vem, o prazer de trabalhar se renova e novas oportunidades de relacionamento surgem podendo melhorar a carreira. Não meça esforços em se alinhar com a vida.“

Gostou desse post? Compartilhe!