- Início

- Conteúdo

Gestores de pessoas são como super-heróis

Coluna 412

Compartilhe Este Post

Eles estão sempre presentes. Nas admissões, nas demissões, nas promoções e até para a entrega do relógio de despedidas para aposentadoria de muitos colaboradores que dedicaram suas vidas às suas organizações. Gestores de pessoas são como super-heróis: sempre atentos para promover o bem-estar nas empresas e ajudar no engajamento e na camaradagem entre os colaboradores das empresas. Apesar disso, sofrem pressões para segurar salários e benefícios e se atormentam quando a onda de enxugamento de pessoas acontece em momentos de crise como na pandemia do COVID-19 , que  vivemos nestes tempos.

Possuem geralmente formação humanista em administração, psicologia, pedagogia ou áreas afins e convivem bem com engenheiros, médicos e tantos outras profissões que conhecem no recrutamento e na seleção que fazem pra suas organizações. São bons em filosofia e sociologia pois sabem que gente gosta de atenção e também sabem fazer política e formar  a cultura nas empresas.

Atentos à retenção e ao desenvolvimento de pessoas, muitas vezes esquecem até mesmo de suas famílias e  de suas próprias carreiras para cuidar dos outros. Pagam, ocasionalmente, um preço alto por este trabalho árduo diário. Mas possuem algumas vantagens: aprendem com os erros dos outros e estão sempre atentos às  mudanças na economia e ao mundo do trabalho. Conhecem como ninguém questões como saúde mental e estresse e entendem que as pessoas adoecem física e mentalmente pelas pressões que a vida impõe a todos.

Para conquistar um lugar ao sol, fazem de tudo para que suas empresas estejam listadas entre as melhores para se trabalhar, que tenham boas práticas de gestão de pessoas e que estejam entre as mais sustentáveis e duráveis do mundo. Orgulho ou objetivo não importa, mas eles lutam também para serem reconhecidos pelos seus pares, colaboradores  e por toda sociedade.

Gestores de pessoas estão naquela categoria que o Fernando Pessoa descreve como ¨Tudo vale a pena quando a alma não é pequena¨. No dia 3 de junho comemoramos o Dia Mundial dos Gestores de Pessoas. Isto significa que a categoria é prestigiada e reconhecida internacionalmente. Orgulho para uma centena e milhares de pessoas que direta ou indiretamente estão cuidando das pessoas nas empresas públicas ou privadas e ajudando na construção de um mundo melhor.

Parabéns profissionais de RH pelo empenho e dedicação e ao amor que dedicam à sua carreira nas organizações.

Por Alexandre Garret, jornalista e CEO da SFG - Publicações e Treinamentos. É um dos colunistas do RH Pra Você. Foto: Divulgação. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Você também vai gostar