A Covid-19 tem transformado o formato de trabalho em empresas de todos os tamanhos e segmentos. Os impactos atingem especialmente a área de RH, que, além de fazer a gestão de pessoas, precisa acompanhar as alterações na legislação trabalhista. Nesse cenário, contar com uma folha de pagamento nuvem é uma alternativa para superar os desafios trazidos pela pandemia.

Com a crise, o governo lançou diversas medidas provisórias que impactaram a gestão da folha de pagamento. É o que revelam os dados da “Pesquisa Covid-19 – Impactos nos negócios e nos benefícios, Brasil”, realizada entre maio e junho de 2020 pela Willis Towers Watson, com 196 empresas brasileiras que contabilizam cerca de 724 mil empregados. Segundo o estudo, dentre as medidas adotadas pelas organizações, 55% dos respondentes afirmaram que congelaram as contratações, 20% adotaram a suspensão do contrato de trabalho e 15% concederam licenças aos seus colaboradores.

Ao adotar as possibilidades permitidas pelas MPs, muitos questionamentos surgiram: como as mudanças vão refletir na folha de pagamento? De que forma os cálculos serão feitos? Como ter a agilidade necessária para usufruir dos benefícios? Como evitar erros e multas? Sem dúvidas, as alterações impactaram os RHs. No entanto, acredito que aquelas que já contavam com o apoio da tecnologia e com uma folha de pagamento nuvem conseguiram se organizar melhor. Adiante, explico o porquê defendo isso.

Nuvem no RH

A adoção de tecnologia em nuvem no RH não é uma novidade. Mas a pandemia tem acelerado esse processo. Foi o que revelou o estudo Cloud 2025, da Logic Monitor. A pesquisa constatou que 87% dos executivos de TI entrevistados afirmam que suas organizações terão que antecipar seus planos de adotar sistemas em cloud no cenário atual.

São muitos os benefícios que a nuvem pode oferecer ao RH, quando se tem um fornecedor especialista. Dentre eles, destaco:

1. Escalabilidade

As empresas podem esquecer as preocupações com infraestrutura de TI ou com o dimensionamento de possíveis ampliações e reduções na demanda desses recursos. A responsabilidade de hospedagem é do fornecedor, tornando o processo mais simples.

2. Disponibilidade

Os aplicativos em nuvem são acessados via internet, a qualquer hora, de qualquer lugar e a partir de múltiplos aparelhos. Isso pode facilitar o trabalho do RH, principalmente das empresas que adotaram o home office durante a pandemia – e também daquelas que viram os benefícios e pretender adotar modelos mistos de trabalho remoto. Afinal, não será necessário estar no escritório para fazer os ajustes na folha de pagamento ou em outros subsistemas de gestão de pessoas.

3. Praticidade na atualização e instalação

Os custos referentes a atualizações desaparecem e são assumidos pelo fornecedor, que também se encarrega de atualizar eventuais customizações e outros códigos necessários ao funcionamento de seus aplicativos.

4. Atualizações constantes

Os clientes se beneficiam ao usar sempre a versão mais recente dos aplicativos. Sem interrupções prolongadas de uso.

5. Segurança

Essa é uma das principais preocupações quando falamos de soluções nuvem. Sabendo disso, a indústria de TI desenvolveu técnicas avançadas de controle de acesso e de verificação de identidade de usuários, como uso de senhas exclusivas e criptografadas, que devem obedecer a uma série de requisitos; configuração de permissão de funcionalidades, ações e visibilidade por usuário; criptografia de dados; dentre outras. Reforçando o compromisso com os clientes, a LG lugar de gente também conta com a ISO 27001, padrão internacional de segurança da informação.

6. Redução dos esforços de TI

Como as atividades de manutenção e atualizações de sistemas e banco de dados são de responsabilidade do fornecedor, sua equipe de TI ganha tempo para se dedicar a outras tarefas mais relevantes ao negócio.

Benefícios de contar com a folha de pagamento nuvem

Reforço que ao ter uma solução de folha de pagamento nuvem, de um parceiro de confiança, as empresas estão conseguindo passar por esse momento de pandemia com um pouco mais de tranquilidade quando o assunto é adequação à legislação trabalhista. Na LG, fizemos os ajustes no sistema em tempo hábil e os RHs dos nossos clientes simplesmente usam.

Há mais de 35 anos no mercado, a LG lugar de gente é a maior empresa brasileira especializada em soluções de tecnologia para RH com uma oferta completa e integrada de produtos para gestão de pessoas totalmente em nuvem. A solução “Gen.te Recebe – Folha de Pagamento” é totalmente adequada à legislação trabalhista e já foi premiada oito vezes como Top of Mind de RH na categoria sistemas de folha de pagamento. Em 2020, está concorrendo ao prêmio pela 18ª vez.

O que leva a solução a estar na lembrança do mercado de RH? Acredito que os benefícios oferecidos pelo Gen.te Recebe – Folha de Pagamento respondem à pergunta:

  • Segurança nos cálculos;
  • Investimento constante na atualização do produto em relação às mudanças da legislação;
  • Flexibilidade para criação de cálculos e regras, se adaptando facilmente aos diversos cenários das empresas;
  • Confiabilidade das informações;
  • Economia de tempo, devido ao rápido processamento dos dados;
  • Alto desempenho no processamento de rotinas em empresas de grande número de funcionários.

Agora, convido à reflexão: sua empresa já aproveita os benefícios que a folha de pagamento nuvem pode trazer? Ainda tem dúvidas se ela pode contribuir com sua companhia? Conheça a solução Gen.te Recebe – Folha de Pagamento da LG lugar de gente. Clique aqui e confira depoimentos de quem usa, os reconhecimentos de mercado e descubra na prática como ela pode contribuir com o seu RH.

Por Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG Lugar de Gente