- Início

- Conteúdo

Esquecemos As Cenouras!

Coluna 562

Compartilhe Este Post

Há tempos não tenho lido nada a respeito das “cenouras” que utilizamos com excelentes resultados, estimulando o engajamento e crescimento de produtividade.

As “cenouras” mais eficazes eram os planos especiais de incentivos que enchiam os olhos e, ofereciam excelente retorno sobre os investimentos. Destaco os mais utilizados por mim há alguns anos:

- Carro funcional concedido por um determinado período, quando atingida a meta proposta.
Exclusivamente para cargos responsáveis por resultados, variando o valor do carro conforme o nível do funcionário. Por exemplo, para vendedores, carro 1.0, para supervisores, carro 1.6, para gerentes, carro 2.0, para Diretores, carro hidramático. O engajamento funcional, redução de turnover e, o aumento da produtividade certamente resulta num ROI bastante compensador.

- Plano de Sugestões de Empregados (Employee Suggestiions Plan)
O plano é oferecido a todos os funcionários, com regras e procedimentos claros, ressalvas legais e, submetido à uma comissão julgadora multifuncional. Os prêmios variavam de acordo com o impacto previsto, podendo ser um valor determinado, ou até uma participação nos ganhos que a sugestão proporcionar, por um período de cinco anos, por exemplo. Uma excelente parceria ganha/ganha.

- Opção de Ações (Stock Option)
É oferecido principalmente aos níveis gerenciais e diretorias, uma opção adquirida na Bolsa de Valores, para ser exercida em um certo tempo. Além de estreitar o interesse do funcionário na valorização da firma, gera estabilidade e senso de negócio (business sense).

- Eventos especiais - Viagens Prêmio
Consiste na realização de um evento periódico, em local de turismo de alto nível, ou mesmo, um cruzeiro marítimo, onde se reúnem os campeões de desempenho para anúncios importantes, integração e convivência com as mais elevadas autoridades da firma, apresentações artísticas e, competições esportivas.

- Plano de Previdência Privada
Tende a ser um grande diferencial para contratar e manter os melhores profissionais, extensivo à toda a força de trabalho. Os benefícios são abrangentes, representando ótima opção para garantir não somente o futuro, mas também de efeitos no dia a dia. Implantei esse plano com muito sucesso num segmento de mercado onde a qualidade e estabilidade da mão de obra é essencial.
É um tema que, com a reforma da previdência social, ganha relevância na competição por um quadro funcional de qualidade excepcional e, os custos, ao contrário do que muita gente pensa, é bastante compensador.

Os planos acima promovem fidelidade e satisfação extra aos bons funcionários, engajamento extraordinário, sem onerar a folha de pagamentos ou comprometer despesas indefinidamente.
Obviamente, os benefícios acima não dispensam a necessidade de um bom plano de cargos e salários, plano de carreira, políticas claras e aceitas de gestão salarial e, um bom planejamento e avaliação de desempenho.

A gestão eficaz de RH é, assim, a mola propulsora de uma grande empresa.

Por Vicente Graceffi, consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. É um dos colunistas do RH Pra Você. Foto: Divulgação. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista.

Gostou desse post? Compartilhe!