- Início

- Conteúdo

Equipes Motivadas (Sim ,é Possível)

Coluna 344

Compartilhe Este Post

Todo líder sabe da importância de manter um time motivado e engajado. Afinal, é através deles que se obtêm resultados cada vez mais satisfatórios para a empresa. Além dos conflitos de gerações, precisamos levar em consideração que uma equipe é composta por colaboradores que possuem características diferentes. Na realidade, existem uma série de traços que são super marcantes em qualquer time e que precisam ser trabalhados pelo líder para que os processos se tornem mais eficientes e a equipe mais produtiva. 

Existem equipes realmente motivadas e isso se deve ao fato de estarem trabalhando por um propósito e não apenas pelo salário ou cargo. O líder moderno conhece a necessidade de cada posição de trabalho e escolhe as pessoas certas para os lugares certos, pois profissionais “desencaixados” são sempre um perde-perde em longo prazo. As pessoas devem saber o que a empresa e o líder esperam delas. Todos nós temos potencial para alguma coisa e se formos capazes de identificar pessoas com o perfil para a função e que vão fazer o que gostam, elas serão altamente produtivas. 

O primeiro passo, portanto, é o de conhecer o perfil adequado para cada função. Primeiro desenhamos a “cadeira” para depois encontrar a pessoa certa que irá “sentar” nela. Existem alguns programas de perfil comportamentais muito interessantes e assertivos que podem lhe ajudar nessa definição de cada posição. 

O líder moderno conhece o seu time, mas precisa primeiro conhecer a sua empresa (cultura, valores, forma de trabalho) e também conhecer muito bem a sua área de trabalho e as funções.

Não adianta contratar um colaborador extremamente comunicativo para uma função puramente analítica ou contratar alguém que não goste de lidar com números para trabalhar no financeiro.

Sabemos que é possível adaptar algumas posturas para garantir que a equipe esteja afinada e alinhada com a cultura da empresa, mas quanto menor a margem de esforço que os colaboradores tenham que realizar para se adaptar, melhor será sua performance e motivação para o trabalho.  Uma equipe motivada é como um corpo humano onde cada órgão executa exatamente a função para qual ele é destinado. Todos são importantes e juntos tornam a vida possível. Assim também é em uma empresa.

Por Marcelo Simonato, escritor, palestrante e mentor de Carreiras. É um dos colunistas do RH Pra Você.

Gostou desse post? Compartilhe!