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Marketing 836

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A maioria das empresas sabe que, hoje, para ser referência no mercado é preciso se diferenciar da concorrência. Mas uma questão que vejo com frequência é a quantidade de empresários que ainda exploram pouco ou quase nada o marketing de suas empresas.

As respostas costumam ser sempre as mesmas: a responsabilidade com funcionários, fornecedores e produtos é tanta que não sobra tempo nem disposição para cuidar da comunicação e do marketing do negócio. E é nesse momento que muitos empresários cometem o mesmo erro: contratam uma agência de marketing para resolver a situação.

A estratégia pode até surtir efeito num primeiro momento, mas eventualmente as coisas vão estagnar, sabe por quê? Porque além de você, essa agência possui diversos outros clientes e a chance de criar peças semelhantes para todos eles ao mesmo tempo é alta. Para qualquer empresa de marketing, faz mais sentido possuir uma cartela de clientes com o mesmo perfil do que ter clientes totalmente diferentes sendo que cada um deles quer se diferenciar a sua maneira. O que acontece? Sua empresa e diversos outros negócios ficam com a mesma cara, sem diferenciação nenhuma.

A melhor alternativa para evitar que essa situação aconteça é criar um departamento de marketing dentro da própria empresa - até porque é praticamente impossível realizar esse trabalho sozinho. Lá estarão pessoas que conhecem a marca, sua missão e valores assim como você. Toda grande empresa conseguiu crescer por causa de um fator em comum: escala. Isso significa ter na equipe pessoas capazes de desenvolver e executar o trabalho melhor e em um nível maior do que se o empreendedor tentasse fazer tudo sozinho.

O empreendedor de sucesso entende que para as coisas funcionarem é preciso delegar funções e para que isso aconteça é fundamental ter uma equipe competente e alinhada com os valores da empresa. E isso não vale apenas para o departamento de marketing, mas sim para todas as extensões do negócio, desde a recepcionista até o chefe de produção.

É como se o empreendedor fosse o capitão do navio e tivesse a missão de fazer sua mensagem chegar a todos os tripulantes. Mas isso só pode ser feito através de demonstrações práticas do propósito da empresa e do seu comprometimento com os funcionários. Afinal, trata-se de uma relação recíproca.

Conheça seu time, mas não de um jeito genérico, converse com eles. Pergunte o que pode melhorar no ambiente de trabalho e como a equipe gostaria de ser recompensada. Muitas empresas acreditam que a melhor motivação é o dinheiro, mas essa não é a regra: seu funcionário pode estar precisando de uma folga, por exemplo, ou de um reconhecimento mais simples, como chegar no trabalho e encontrar uma caixa de bombom ou um bilhete motivacional.

Essas pequenas ações têm um poder impressionante para incentivar a equipe e, com elas, os funcionários conseguem realmente se conectar com a empresa. Pense assim: da mesma forma que o cliente que não gosta da sua marca não vai comprar de você, como o funcionário que não acredita no que a marca propõe vai dar o melhor de si pela sua empresa? É a mesma lógica.

Muito se fala sobre como o ambiente externo influencia as vendas e, consequentemente, todo o desempenho do negócio. Mas muitas vezes o segredo para o sucesso empresarial está dentro da própria empresa - e com uma equipe preparada que conhece o negócio tão bem quanto você é possível ter muito mais do que funcionários que compõem esse ou aquele departamento, são pessoas que vão batalhar diariamente pelo que você criou.

Por Pedro Superti, especialista em Marketing de Diferenciação e criador do Fator X, além de fundador e CEO da Para o Alto e Avante

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