- Início

- Conteúdo

Enquete: Sua empresa está preparada para a LGPD? Participe!

Compartilhe Este Post

Quantas vezes você já se deparou com as palavras Lei Geral de Proteção de Dados? O ano de 2020 promete ser um divisor de águas para a legislação, publicada em 2018, que dispõe sobre o tratamento online e offline de dados pessoais.

Prevista para entrar em vigor em agosto deste ano, a regulação estabelece regras sobre a coleta, o tratamento, o armazenamento e o compartilhamento de dados pessoais gerenciados pelas organizações, essas que ainda esbarram em dúvidas e buscam entender quais devem ser os passos para cumprir com todas elas. No centro do assunto, está a área de Recursos Humanos.

Na opinião de Marcelo Samogin, diretor da Remunerar, a maior dificuldade será promover um esforço cultural para que os profissionais entendam, de fato, o que a legislação prevê. “O impacto é que alguém terá que responder por isso dentro da empresa e deverá existir um sistema de vigilância para que as coisas tenham sido feitas conforme a lei pede”.

Segundo Samogin, muitas companhias estão falando sobre o tema, mas, ao mesmo tempo, a dúvida é se todas elas já estão adaptando seus processos de trabalho. Justamente com esse intuito, a Remunerar criou uma enquete que busca entender como tem sido esse esforço, quais áreas estão envolvidas, qual o apoio da liderança, entre outros tópicos. “O objetivo é conseguir mapear até onde as empresas se mexeram para fazer alguma adaptação. E entender o grau de preocupação que há por trás dessas mudanças”, completa Samogin.

Participe

A enquete é composta por questões objetivas que levam, no máximo, dez minutos de preenchimento. As respostas serão coletadas até o fim de fevereiro e, após consolidadas, a Remunerar divulgará o resultado para as empresas participantes e para o mercado até o dia 30 de março. Participe e responda a enquete neste link.