- Início

- Conteúdo

Empresas Podem Destinar Parte Do Pagamento Do Ir A Causas Sociais

Compartilhe Este Post

O IOS (Instituto da Oportunidade Social), que atua na formação e empregabilidade de jovens da rede pública e de pessoas com deficiência por meio de cursos gratuitos em diversas unidades no país, é uma das entidades habilitadas para receber doações de pagamentos de imposto de renda pagos pelas empresas.

Para doar não tem custo algum. Basta que a empresa indique a entidade cadastrada que quer ajudar para doar parte do pagamento do seu Imposto de Renda ao invés de destiná-lo totalmente ao governo. Todo o processo de doação, geração de guia e direcionamento ao projeto é feito por meio do site http://bit.ly/2j0YkEg. Pessoas físicas que têm interesse em doar podem procurar informações diretamente nas unidades do IOS.

As empresas tributadas pelo lucro real podem doar até 1% do seu imposto devido, com base no lucro real às organizações sociais e, com isso, abater esse valor ao invés de destiná-lo ao governo. Para isso, basta fazer o cálculo do imposto de renda devido e depositar 1% do total em um dos fundos da Infância e Adolescência (FIA).

Um dos programas que estimulam a doação com incentivo fiscal é o promovido pelo CONDECA -- Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que permite que essa parte do imposto que já seria pago automaticamente seja destinado ao FIA -- Fundos da Infância e Adolescência, na região onde o IOS atua.

Após a doação feita à entidade escolhida, a empresa envia uma carta ao CONDECA informando sua opção de direcionar os recursos ao projeto. A equipe de Relações Institucionais do IOS disponibiliza um modelo, basta solicitar via e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 97486-8083.

A data limite para que a doação seja feita e abatida é sempre o último dia útil de cada ano (de acordo com a agenda dos bancos). A empresa doadora não paga mais impostos por isso.

Nascido em 1998 a partir de uma iniciativa de um grupo de funcionários da empresa Microsiga Software, atual TOTVS, com o objetivo de levar o acesso à informática para jovens de baixa renda, por meio de programas que colaboravam com a sua formação educacional, o IOS está entre as 100 melhores ONGs do Brasil, de acordo com o a análise do Instituto Doar em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Gostou desse post? Compartilhe!