Da série “O Líder de A a Z”, hoje iremos abordar a letra “S” de Sensível, Solícito e Solidário.

Mas, antes, vamos contextualizar o momento em que estamos vivendo…

No dia 31 de dezembro de 2019 o Coronavirus começou a se proliferar sobre diversos países, e, desde então, temos vivido dias de grande ansiedade, preocupação e medo.

Confinados dentro de casa e tendo que liderar suas equipes de forma remota, muitos líderes necessitam colocar em prática tudo aquilo que tenho ensinado através de meus treinamentos, palestras, literaturas e agora lives.

No ápice da pandemia onde vivemos um momento crítico tanto para a saúde quanto para a economia do Brasil e do Mundo, em que muitas empresas estão de portas fechadas e, aqueles que podem, estão trabalhando em Home Office, é que os líderes, mais do que nunca, devem conduzir suas equipes de maneira efetiva, com engajamento e inteligência.

O que antes era inconcebível para várias organizações, agora é aplicável. Conceitos antiquados e opiniões formadas, agora perdem a força, e todos nós vamos nos virando como podemos, liderando de onde estamos, conduzindo de maneira assertiva e motivando em meio ao caos.

Dito isso, seja bem-vindo ao artigo desta semana!

Abordaremos as características do Líder de A a Z com a letra “S” de Sensível, Solícito e Solidário, qualidades fundamentais para este tempo de crise.

Uma das características mais primordiais do líder de A a Z é ter esperança quando tudo ao redor o deixa desesperançoso, descrente e temeroso. Por isso, ele é o primeiro a criar forças, tendo sensibilidade para auxiliar sua equipe a não desistir. Na crise ele é quem cria coragem, gera entusiasmo e perseverança.

#Sensível

O Líder de A a Z  é sensível às dores da equipe, aos seus medos e preocupações, desta forma, ele encontra maneiras de ajudá-la com bastante inteligência emocional, equilíbrio e dedicação.

Quando estamos diante de uma crise mundial, como esta que estamos vivenciando da COVID-19, é natural que nos sintamos inseguros, desnorteados e paralisados, todavia, o líder que é sensível identifica tais emoções e conduz o time à perseverança, fé e a adaptação.

#Solícito

O líder de A a Z não deixa transparecer seus receios diante dos conflitos, dos problemas financeiros e das crises, pois ele sabe canalizar seus medos/preocupações em atividades específicas sem descontar toda essa carga emocional em cima da equipe. Seja através de um esporte ou atividade física, meditação ou oração, entretenimento, arte, terapia ou  leitura, enfim o líder busca meios de se manter equilibrado emocionalmente, pois só assim poderá estar apto a responder as necessidades de sua equipe. O Líder é um exemplo de fortaleza e é exatamente isso que a equipe espera dele, segurança.

Ele é solícito e está pronto para colaborar na adaptação de todos ao novo. Inclusive busca se adaptar primeiro, pois sabe que isso é preciso em tempos de crise!

A adaptação inicialmente incomoda e até irrita, pois nos tira da zona de conforto. Se adaptar de acordo com os recursos disponíveis, com o novo ambiente e forma de trabalho, com a nova economia e com as mudanças de forma geral é algo que o líder deve fazer.

O líder de A a Z deve ser solícito mesmo em momentos de crise, sabendo como agir diante dos conflitos, trazendo segurança, tranquilidade e auxílio para a equipe.

#Solidário

Por fim, o líder de A a Z tem como característica a solidariedade. O escritor tcheco Franz Kafka disse que: A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.

O líder que é solidário, está disponível para ajudar tanto nas questões empresariais como nas emocionais, percebendo, observando e direcionando a equipe de acordo com as novas condições em que devem se adaptar. Motivando-a para continuar trazendo resultados mesmo em meio à desordem e impulsionando-a a acreditar que dias melhores virão. Fazendo-a acreditar que sairão melhores e mais fortes uma vez passado os momentos de crise. O Líder não desiste nunca!

Eu sei! Você deve estar se perguntando: será que é mesmo possível superar tudo isso? Segundo os especialistas nunca enfrentamos uma crise como esta, nem mesmo em épocas de guerras. Mas eu acredito 100% de que vamos passar por esse momento e ficaremos ainda melhores do que antes, com novas ideias, novas opções e resgatando alguns valores que outrora estavam sendo perdidos. Isto porque sabemos nos adaptar.

Em meu livro “Os pilares do Sucesso Profissional”, relato diversos momentos de crises, em que pessoas comuns, aproveitaram a ocasião para criar novas saídas, estratégias e novas maneiras de se fazer a mesma coisa, porém de forma diferente. Lembre-se do Poder do óbvio, às vezes há coisas simples, rápidas e baratas que geram um grande efeito. Saiba mais em um dos meus livros.

O líder de A a Z não é um super herói, ele como ser humano também tem suas fraquezas e necessidades, contudo perante sua equipe, ele se mostra como uma torre forte sendo sensível, solícito e solidário as necessidades do time.

Em momentos como esse, que tal reaprender a conviver, reaprender a improvisar, lidar com recursos escassos, a retroceder se preciso for. Devemos reaprender a economizar, viver com o suficiente e voltar a nos preocupar com as pessoas. Devemos ser mais humanos. Pensar em flexibilidade de horários para os nossos colaboradores, gerando melhor qualidade de vida, produtividade e engajamento.

O líder de A a Z foca no que é positivo diante dos problemas, ele se adapta ao novo e segue em frente levando consigo uma equipe forte, imbatível e inabalável.

Lembre-se: Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência é seu maior triunfo em tempos difíceis. (Augusto Cury)

Fica aqui um grande abraço e votos de que todos tenham dias melhores o mais breve possível.

Abraço

Por Marcelo Simonato, executivo, escritor, palestrante e especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

www.marcelosimonato.com

Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoOficial

Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato

Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato