- Início

- Conteúdo

Em Tempos De Crise

Coluna

Compartilhe Este Post

Em tempo de crise, ganhe qualidade gerencial para não perder oportunidades quando os novos tempos chegarem!

Houve época em que os dirigentes das empresas tinham tempo para planejar, organizar, executar e controlar, corrigindo as falhas durante o processo de implantação dos novos planos.

Nos dias de hoje, a enorme velocidade das mudanças na cauda da crise política e financeira que vivemos e, ainda em plena revolução social e tecnológica em andamento exigem constantes revisões de planos a nível estratégico, tático e operacional, que necessitam ser executados imediatamente, sem falhas.

Nesse cenário, não há tempo para os sinais de alerta percorrerem o caminho até a alta administração, para só então serem disparados os comandos de correção de rumo. Torna-se absolutamente necessário que os Gerentes tenham qualificações e conhecimentos suficientes para fazer as correções durante a execução dos novos planos. É como trocar as rodas de um carro em movimento!

Para que isso ocorra, deve existir um perfeito entrosamento entre as diversas atividades e funções de uma empresa, em todos os níveis, o que tem sido um dos maiores desafios dos gestores em busca da excelência administrativa e produtividade máxima.

Há tempos surgiram os MBA’s como solução mágica para dar aos líderes empresariais uma visão holística do complexo mundo empresarial, complementando a formação acadêmica. Mas, tratada como um “Mestrado” acadêmico, essa solução permanece restrita a poucos ocupantes dos altos escalões dirigentes das empresas.

O salário a ser pago para um portador do título de “MBA”, normalmente, é caro demais para o cargo de gerente intermediário, como será caro e demorado custear um MBA a todos gerentes ou candidatos a tal posição.

Na prática, a almejada competência interdisciplinar até hoje não chegou aos Departamentos e Chão de Fábrica, onde seriam igualmente desejáveis.

É espantoso constatar que no Brasil muitas empresas, inclusive grandes multinacionais ainda não se deram conta que é o modelo de gestão que deve evoluir, integrando todas as gerências em todos os níveis, para integrar e mobilizar os Recursos Humanos de que dispõe na direção dos objetivos empresariais.

A condução de uma empresa não pode ser fracionada. As que não integrarem Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos não passarão de aventuras que só terão sucesso por acaso. O desenvolvimento empresarial reclama a participação consciente de todos os “atores” do empreendimento!

No mundo de hoje, todas as Funções são “estratégicas” e todas as atividades são “fim”. Se não for essa a visão de todos na empresa, sem deixar de fora uma só alma, existe perda de “força” que pode ser a diferença entre o resultado “azul” ou “vermelho”!

Nas épocas de crise torna-se necessário cortar despesas, claro! Mas, é muito importante estar capacitado para não perder novas oportunidades quando o cenário voltar ao normal. Este é o momento de investir em treinamento para estar preparado aos novos tempos, que certamente virão cheios de oportunidades.

Educação Corporativa é a melhor forma de engajar seus funcionários, gerar um clima organizacional insuperável e, obter maior produtividade! Os e-books de ensino à distância abaixo sintetiza o conteúdo do treinamento que apliquei nas Diretorias de T&D (América Latina) e RH da Unisys, melhorando significativamente os resultados e o ambiente corporativo. Ofereço apoio para a elaboração de programas corporativos e realização de palestras e workshops “in company” que aumentarão a eficácia de sua gestão.

Por Vicente Graceffi, consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. É um dos colunistas do RH Pra Você. Foto: Divulgação. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista.

Gostou desse post? Compartilhe!