No decorrer de minha vida, me deparei com diversos perfis de pessoas, entre elas, haviam os otimistas que me impulsionavam a ser melhor como profissional e ser humano e outros que eram verdadeiros pessimistas e que não acreditavam em si mesmos, logo, duvidavam de minha capacidade também.

Todas elas tinham razão, se eu acreditasse nelas!

Optei por estar próximo das pessoas comuns, líderes e até empreendedores renomados que acreditavam em meu potencial. Sujeitos que sempre me inspiravam quando os dias difíceis me sobrevinham.

Eu tinha tudo para dar certo ou errado, cabia a mim decidir onde eu iria focar as minhas crenças.

O que quero dizer com tudo isso?  A mesma coisa que disse Henry Ford: Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.

Eu sei, parece clichê repetir tais frases de Ford, mas é real, a sua crença tem poder!

Muitas pessoas irão aparecer em sua jornada profissional para dizer que você não é capaz de ser o que deseja. Muitos vão desacreditar de suas habilidades porque sequer acreditam nelas mesmas, quanto mais em um “sonhador” com vontade de executar um trabalho com qualidade e excelência.

Elas têm uma mentalidade fraca, programada para o fracasso, estão presas a crenças limitantes e acreditam que ninguém pode ser feliz, ter dinheiro, um bom relacionamento e por aí vai…

Ao invés de dar ouvidos a essas crenças derrotistas, carregue apenas crenças fortalecedoras: “Eu vou dar certo”, “Eu sou um ótimo profissional”, “Eu vou conseguir atingir o que desejo”, “Coisas boas irão acontecer comigo”, “Eu sou grato pelo que tenho e pelo que terei” etc.

Manter crenças positivas é o que faz toda a diferença na corrida para o sucesso!

Eu mesmo tinha tudo para dar errado. Eu não cresci numa família rica ou de posses e nem herdei uma herança que bancasse meus estudos. Em todo tempo eu precisei lutar para ser alguém melhor.

Precisei trabalhar desde cedo, poupar grana e estudar muito para chegar onde eu cheguei. De outra forma, eu seria simplesmente um profissional típico, que se conforma com um salário abaixo do piso, com uma carga horária exigente e que ainda tiraria de mim o privilégio de exercer o meu dom.

Sabe aquelas pessoas que te dizem: você é um sonhador! Você nunca será isso ou aquilo… Ao contrário do que muitos pensam, use essas pedras para construir o seu castelo. A cada frase negativa recebida, converta em uma oportunidade de se desafiar e ultrapassar os seus limites. Prove a si mesmo que é capaz!

Mas, cuidado…

Embora seja efetivo ter alguém que duvide de nosso potencial, jamais acredite que os pessimistas têm razão sobre você.  Mantenha uma crença positiva sobre você mesmo, afinal, nada se concretiza no universo sem a sua participação, conivência ou aceitação.

E lembre-se: Uma vez estabelecida, a tendência de toda crença é se perpetuar – Dr. Lair Ribeiro.

Gratidão e até a próxima.

Por Marcelo Simonato, executivo, escritor, palestrante e especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

www.marcelosimonato.com

Redes Sociais:  @MarceloSimonato.Oficial