- Início

- Conteúdo

Em Parceria, Raia Drogasil E Gpa Criam Empresa De Fidelidade

Compartilhe Este Post

Duas das principais redes do Brasil, a farmacêutica Raia Drogasil (RD) e o varejista alimentício Grupo Pão de Açúcar (GPA), firmaram uma inédita e inovadora sociedade. A parceria dá início à Stix Fidelidade, uma nova empresa que chega ao mercado como uma plataforma de produtos e serviços para acúmulo e resgate de pontos. O objetivo do programa, que também inclui na coalização parceiros de outros segmentos, é oferecer aos consumidores mais opções de descontos, produtos e benefícios a clientes fiéis.

O acordo ainda necessita do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e terá composição acionária de 66,7% por parte do GPA, enquanto a RD contará com 33,3%. A Stix será gerida de forma autônoma e terá no quadro administrativo as redes acionistas. Nesse processo, O Banco Itaú será um parceiro estratégico de longo prazo, ampliando a abrangência da experiência de fidelidade de seus correntistas e clientes de variados produtos financeiros, por meio de seus programas de fidelidade – que estarão interligados à plataforma Stix desde o início do programa.

Na plataforma, os clientes somarão pontos em diversos setores e a promessa é por uma validade suficiente para garantir a utilização de toda a pontuação adquirida. Cada ponto valerá R$ 1,00, o que permitirá aos clientes terem o claro entendimento do seu valor. Os pontos poderão ser utilizados tanto no pagamento normal das suas compras como na troca por produtos do catálogo Stix, os quais oferecerão descontos atraentes. As trocas poderão ser feitas diretamente nas lojas ou por meio dos aplicativos da própria plataforma e de cada varejista participante.

“A Stix nos permitirá recompensar os nossos clientes fiéis e promover hábitos saudáveis a partir da entrega de pontos com valor claro e com a certeza de sua utilização. Além disso, eles poderão combinar as suas compras junto à Droga Raia, Drogasil, Pão de Açúcar e Extra, além de outros varejistas que integrarão a nossa plataforma, e também os seus gastos com os cartões Itaú para ampliar o seu ganho. Portanto, além dos benefícios para a saúde e para o bolso que ofereceremos aos nossos clientes, a Stix nos permitirá aumentar a sua fidelidade e atrair novos clientes que já se relacionam com os nossos parceiros”, afirma Marcílio Pousada, Presidente da Raia Drogasil.

Peter Estermann, Diretor-Presidente do GPA, pontua a facilidade pela qual os clientes mais fiéis poderão usufruir de vantagens que façam jus à fidelidade. “Dada a relevância dos parceiros nos segmentos em que atuam e a robusta base de clientes, temos nas mãos uma oportunidade única para oferecer aos nossos clientes uma experiência de valor excepcional, sem atrito e multicanal. A nova empresa, que já nasce com marcas reconhecidas do varejo brasileiro, tornará a experiência de fidelidade verdadeiramente acessível a todos os brasileiros, com mais transparência e alto valor percebido”.

A coalização terá como âncoras as marcas Drogasil, Droga Raia, Extra e Pão de Açúcar, com cerca de 3 mil estabelecimentos em todo o Brasil. A partir do segundo semestre de 2020, clientes que fizerem suas compras nos comércios acima e citados e em novos parceiros que se integrarem à parceria, poderão acumular pontos Stix em uma conta única. Eles também poderão trocar pontos acumulados nos cartões de crédito Itaú, ou mesmo adquirir cartões Itaú que permitam acumular os pontos diretamente em sua conta, por pontos Stix.

"Com o lançamento da Stix em 2020, os clientes do Itaú poderão usufruir dos pontos do programa de fidelidade diretamente nos caixas dos supermercados do GPA, e também nos da Droga Raia e da Drogasil, melhorando ainda mais a experiência de uso e valor percebido do programa", afirma Carlos Formigari, diretor do Itaú.

A RD foi formada em 2011 a partir da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam 198 anos de história. Com o propósito de “Cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, a empresa possui mais de 2.000 lojas em 23 estados. A organização é, inclusive, uma das mais importantes fornecedoras do país, o que faz com que, não à toa, seja presença constante entre as eleitas do Top of Mind de RH, principal premiação de gestão de pessoas do país. A RD possui a maior plataforma de fidelidade do varejo brasileiro, com 36 milhões de clientes ativos nos programas Sua Raia e Drogasil e Você. Seu pioneirismo vem desde 1986, quando lançou o Cartão Raia, dando origem ao mais antigo programa de fidelidade do País.

O GPA foi pioneiro, há quase 20 anos, quando lançou o primeiro programa de fidelidade do varejo alimentar, o Pão de Açúcar Mais e, em 2014, o Clube Extra. Ambos vêm evoluindo na relação com seus clientes através de novas funcionalidades como o “Meu Desconto” e o “Meus Prêmios” e centrados no ambiente digital. Os aplicativos de Pão de Açúcar e Extra somam hoje mais de 10 milhões de usuários ativos e 20 milhões de clientes fidelizados. Há alguns anos, o GPA passou por uma forte transformação em seu RH, modernizando a área, investindo em treinamentos e mudando o seu mindset. Se antes o setor era um “apagador de incêndios”, hoje é parte crucial no desenvolvimento e aplicação de estratégias.

Gostou desse post? Compartilhe!