- Início

- Conteúdo

Educação: não acaba quando termina

Coluna 232

Compartilhe Este Post

2020 nos mostrou ainda mais o quão importante é NUNCA parar de estudar na vida. Se já vivíamos na era em que a aprendizagem acontece ao longo de toda a nossa vida e não em um período determinado (na escola, por exemplo), vemos que hoje o indivíduo tem a capacidade de aprender independentemente da idade, forma e  o contexto na qual ele está inserido.

Sabemos que há uma uma necessidade emergente e contínua de aprendizado por meio de outros formatos depois da formação profissional e este ano nos mostrou que as possibilidades para isso acontecer são inúmeras! Processos de aprendizagem customizados e pensados no aluno, o estímulo a autoaprendizagem, o ensino híbrido (entre encontros síncronos e assíncronos) e a ampliação de métodos inovadores que estimulam o aprendizado de maneiras diferentes, como gamificação, apps, trilhas de aprendizagem e pílulas do conhecimento, são apenas alguns exemplos de como podemos viver aprendendo.

Investir no lifelong learning (aprendizado ao longo da vida, em inglês) significa estimular de maneira voluntária, proativa e permanente o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, a partir destas diversas experiências de aprendizagem. Além do ambiente educacional em si, o conceito tem sido adotado no ambiente corporativo para incentivar o fortalecimento de uma cultura organizacional que valorize o processo de aprendizagem entre os profissionais. Afinal, em um mercado de trabalho tão competitivo, já não basta ao profissional o domínio de uma função. É preciso um processo de formação contínuo, que o ajude a desenvolver um conjunto de habilidades pessoais e profissionais para lidar com os desafios do ambiente corporativo e do mercado de trabalho.

Após estas reflexões, penso que aprender ao longo da vida é fundamental para buscar se aperfeiçoar e aprofundar em seus conhecimentos para suportar as demandas da própria vida pessoal e profissional. Sabemos que tudo muda e de maneira extremamente rápida. É preciso nos adaptar e readaptar à inúmeras transformações e sermos interessantes ao mundo do trabalho.

Aprender ao longo da vida é uma necessidade de todos!

Por Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa, idealizadora do Trahentem® e uma das maiores especialistas de aprendizagem no Brasil. É  uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Você também vai gostar

A educação é uma arma poderosa

desenvolvimento

Flora Alves, CLO da SG, diz que: "a educação pode diminuir desigualdades, superar a intolerância e também ajudar a sociedade"