- Início

- Conteúdo

Edelman cria material sobre o papel das empresas diante do Coronavírus

Compartilhe Este Post

Pensando no papel das empresas em ajudar seus colaboradores e clientes, a agência Edelman convidou o doutor David Nabarro, enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o novo Coronavírus, o COVID-19, para ajudar a prestar as informações mais atualizadas aos seus clientes e funcionários.

Ex-coordenador das Nações Unidas para o ebola e a gripe aviária, Nabarro é especialista em saúde pública. A Edelman também está trabalhando com o Fórum Econômico Mundial (FEM) em um plano de comunicação para 500 empresas-membros. Klaus Schwab, presidente e fundador do FEM, tem feito atualizações semanais para os CEOs. A agência está ajudando o FEM a desenvolver uma plataforma para que as empresas saibam o que outras têm feito em relação a reuniões, viagens e fechamento de escritórios.

Confira os principais pontos abordados por Nabarro na perspectiva do papel das organizações:

  1. Empresas devem conectar-se frequentemente com funcionários e comunidades – Em alguns surtos, o número de novas infecções parece duplicar a cada três dias. Isso significa que a situação global está evoluindo rapidamente. Novos estudos científicos sobre a doença surgem a todo instante, e as avaliações da situação e diretrizes de resposta ideal são atualizadas em intervalos de poucos dias. Isso quer dizer que as companhias devem estar preparadas para adequar o que fazem à luz de mudanças nas circunstâncias e para atualizar seus principais stakeholders regularmente.
  1. Lideranças locais são importantes – Conforme tomam conhecimento do COVID-19, pessoas de todos os lugares têm muitas dúvidas e, muitas vezes, não sabem quais são as melhores fontes de orientação. Tanto a OMS quanto o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) oferecem avaliações científicas. No entanto, as decisões em si sobre o que deve ser feito em caso de risco devem ser tomadas localmente.

As pessoas têm diversas preocupações e buscam informações oficiais e confiáveis para ajudá-las a escolher o que devem fazer em casa, na comunidade, em instituições residenciais, no local de trabalho, na igreja, em eventos esportivos e assim por diante. As empresas podem demonstrar que se importam com seus empregados ao possibilitar que eles conversem sobre essas questões abertamente; essa abertura requer um grande esforço de comunicação e, em geral, é melhor que o CEO participe, e com consistência.

A presença do CEO em pessoa é vital para a credibilidade. Os CEOs atualmente têm mais credibilidade do que qualquer outra pessoa em uma companhia e, portanto, devem fazer contato com seus funcionários pelo menos duas vezes por semana nos próximos meses. Canais de ajuda e outros procedimentos devem ser oferecidos aos empregados, a fim de assegurar que eles se sintam cuidados. Implemente uma política viável, mas segura: se os funcionários precisarem trabalhar de casa ou ter flexibilidade, deixe que façam isso. Os CEOs estão entre as pessoas de maior credibilidade do mundo. Sua influência pode ter um grande impacto no combate à disseminação do COVID-19.

  1. Viagens e eventos — As pessoas devem ser encorajadas a seguir as orientações da OMS e das autoridades nacionais de saúde. Decisões sobre participação em convenções, viagem a outras cidades e fechamento de escritórios* precisam ser guiadas pela situação do país. Não há uma instrução geral sobre o que fazer a respeito de eventos esportivos ou conferências; cada um deve ser avaliado com base nas informações locais mais recentes sobre o risco de infecção, a capacidade dos serviços de saúde locais e o posicionamento das autoridades locais. Tente não deixar que interdições paralisem os negócios, mas priorize o atendimento e a segurança de seus empregados.
  1. Pedido específico de tempo de publicidade – Pode ser especialmente útil que todos que trabalham com RP incentivem seus clientes a oferecer uma parte de seus espaços publicitários para transmitir anúncios de utilidade pública sobre como as pessoas podem se proteger em relação ao COVID-19.
  1. Envolver as pessoas como parceiras – A principal lição dos países que estão tendo sucesso ao lidar com surtos de COVID-19 é que é necessário compartilhar tudo com a população em geral. Convoque as pessoas como parceiras para enfrentar a doença. A desinformação precisa ser combatida fortemente por empresas, governos e organizações comunitárias.

Ainda segundo o material feito pela Edelman, outras dicas podem ser seguidas pelas empresas, entre elas:

– Coloque seu CEO na linha de frente, comunicando-se com funcionários e todos os stakeholders relevantes;

– Estabeleça um fluxo de comunicações frequentes (preferencialmente, duas vezes por semana) com seus funcionários e stakeholders a fim de mantê-los atualizados sobre todos os acontecimentos importantes;

– Corrija imediatamente informações equivocadas;

– Crie uma plataforma que seja atualizada rotineiramente, com informações pertinentes que possam afetar a vida de seus empregados e o funcionamento de sua empresa;

– Estabeleça uma linha telefônica para a qual os funcionários possam ligar se tiverem dúvidas a respeito do vírus;

– Comunique uma política flexível: se os funcionários preferirem trabalhar remotamente ou não viajar, dê essa possibilidade a eles.

Confira o material na íntegra aqui.

Você também vai gostar