- Início

- Conteúdo

Dicas: Como A Personagem Maria Da Paz Poderia Controlar Seu Dinheiro?

FINANÇAS 515

Compartilhe Este Post

A novela “A Dona do Pedaço”, tem uma boa lição financeira a ensinar: mesmo quando se tem muito dinheiro, é preciso administrá-lo conscientemente. Maria da Paz, personagem de Juliana Paes, perdeu toda a sua fortuna e agora está tentando se reerguer financeiramente. É bem verdade que no caso da ficção, a boleira foi enganada pela própria filha e marido, ainda assim, seu case serve de exemplo para alguns ensinamentos importantes sobre finanças.

Aqui, a CEO e fundadora da Diin, Monica Saccarelli, dá dicas para quem, como a personagem da novela, precisa controlar melhor o dinheiro que entra em sua conta e fazê-lo render para, então, ter uma vida financeira saudável. 

- Anote seus gastos: dessa forma, você saberá tudo o que entra e sai da sua conta, podendo administrar melhor o dinheiro e identificar gastos desnecessários. Vale para quem administra um negócio, como a personagem da novela, que precisa lidar com a compra de matéria-prima e o pagamento de funcionários, por exemplo, e também para lidar com as despesas no dia a dia. A ideia é se organizar e se planejar financeiramente com contas fixas e evitar possíveis “ralos” para o seu dinheiro. 

- Negocie sua dívida: se tiver dívidas, procure negociá-las. Não pagá-las pode gerar juros e aumentar muito o valor final. Negociando-as você pode conseguir prazo e parcelas que cabem no orçamento. Mas vale o alerta: não comprometa mais de 30% de sua renda mensal líquida para o pagamento de dívidas.

- Faça uma reserva de emergência: imprevistos acontecem e, se você não tiver uma reserva, pode se endividar ainda mais com cheque especial ou empréstimos, como Maria da Paz, que precisou pedir dinheiro no banco para saldar despesas básicas de sua fábrica. 

- Invista seu dinheiro: saindo do vermelho, é hora de colocar o seu dinheiro para trabalhar para você! Estabeleça uma meta e poupe 10% da sua renda. Melhor ainda é investir esse dinheiro. Faça pesquisas e converse com seu corretor para identificar as melhores formas de investimento de acordo com sua necessidade e planejamento.

Vale lembrar que essas são dicas básicas para sair do vermelho e administrar melhor o dinheiro. Em casos de uma grande perda de recursos, o ideal é procurar a ajuda de um especialista financeiro.

Foto de Capa: G1 / Gshow - Todos os direitos reservados

Gostou desse post? Compartilhe!