- Início

- Conteúdo

Descobrindo o seu estilo de liderança

Coluna 777

Compartilhe Este Post

O desempenho da equipe depende das suas atitudes. Toda empresa precisa de uma pessoa que tenha a habilidade de acompanhar, motivar e gerir os colaboradores de uma maneira eficaz. O líder, dentro do ambiente corporativo é o responsável por este papel a fim de garantir que os processos de trabalho estejam sendo feitos de maneira assertiva e dentro dos prazos estabelecidos. Por consequência, melhores resultados serão alcançados e tanto a corporação quanto os funcionários se sentirão satisfeitos e felizes.

Neste contexto, exercer a liderança é um mistério para algumas pessoas, porém, um terreno claro e fácil de caminhar para outras. O fato é que uns se desenvolvem com essa característica latente enquanto outros crescem sendo reprimidos para esse tipo de personalidade. Na prática, entre todas as constatações, a mais contundente é que existem vários estilos de líderes e que é possível desenvolver aquela que está mais alinhada com as características pessoais do profissional. Diante deste cenário, a importância da avaliação comportamental DISC no ambiente corporativo é evidente e muito utilizada para mapear comportamentos e emoções dos funcionários.

O termo refere-se aos seguintes fatores: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela. O primeiro deles está relacionado ao modo como cada pessoa lida com as dificuldades e os desafios. Profissionais com este perfil são mais competitivos, objetivos e orientados para os resultados. Por sua vez, a influência diz respeito à capacidade de se relacionar e influenciar os outros. Pessoas com este perfil são mais comunicativas, otimistas, populares e tem mais facilidade para trabalhar em grupo. Já a estabilidade refere-se  como cada pessoa lida com mudanças. Entre as qualidades comportamentais deste perfil destacamos: constância, paciência e capacidade nata para ouvir e ser amistoso. Por fim, a cautela define como cada pessoa lida com as regras estabelecidas e as respeita. Entre os comportamentos que melhor definem profissionais deste perfil destacamos executivos perfeccionistas, analíticas e detalhistas.

E, então, qual é o seu estilo de liderança? Compartilhe conosco!

Por José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação