- Início

- Conteúdo

Cuide da saúde dos colaboradores usando a Inteligência Artificial

Compartilhe Este Post

Já não é mais novidade para os profissionais de recursos humanos que cuidar do bem-estar dos colaboradores tem benefícios que ultrapassam a esfera das obrigações trabalhistas. Promover um ambiente profissional seguro e que possibilita a qualidade de vida cria um time mais feliz, motivado e até 50% mais produtivo.

O que talvez nem todos os profissionais de RH saibam é que a tecnologia pode ser uma excelente aliada quando o assunto é saúde ocupacional. É o caso do Hilab, uma health tech especialista em exames remotos que usa tecnologias como a Inteligência Artificial para ajudar empresas e indústrias no cuidado com a saúde dos colaboradores, na otimização da rotina de trabalho e também na redução de riscos operacionais. 

Um laboratório diferente

Com mais de 16 anos de experiência no segmento da saúde, o Hilab encontrou uma fórmula que deu certo: uniu o conhecimento de especialistas à tecnologia para entregar soluções ágeis e inteligência de dados, tudo de forma humanizada.

A health tech trabalha com os cada vez mais populares Testes Laboratoriais Remotos (TLRs), uma modalidade de exame que usa um dispositivo que fica fora do laboratório, geralmente no local de cuidado do paciente. Na prática, o cliente usa o leitor Hilab para fazer os exames de forma remota. Como? O passo a passo vem a seguir:

  • Na enfermaria ou ambulatório da empresa, o profissional de saúde coleta algumas gotas de sangue da ponta do dedo do paciente/colaborador;
  • Coloca a amostra na cápsula e insere no dispositivo Hilab, que com a ajuda da internet, lê o resultado e envia ao laboratório clínico do Hilab;
  • Profissionais de saúde recebem este resultado, fazem a validação, emitem e assinam o laudo;
  • O paciente/colaborador recebe o resultado e o laudo no celular via email e SMS em até 15 minutos;
  • A sua empresa também tem acesso ao dados na plataforma online.

Parece muito simples, mas por trás de um dispositivo com exatos 12cm de altura que orienta decisões médicas em poucos minutos, há um serviço que vai muito além da simples realização de exames.

O porque você já deve imaginar: o Hilab conta com a tecnologia para entregar resultados mais precisos e confiáveis.

Como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial são aplicadas aos exames?

A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, ou IoT) pode ser definida como uma tecnologia que permite a conexão de um objeto à rede mundial de computadores, possibilitando que diferentes equipamentos compartilhem dados e informações. O Hilab usa a internet para criar uma rede de transmissão de dados com todos os dispositivos Hilab, não importando onde estejam.

É por meio da IoT que os dados captados da amostra de sangue são transferidos para o servidor do Hilab na nuvem. São enviadas para lá as informações geradas por todos os leitores Hilab referentes aos exames, onde são e reunidas e armazenadas em um único “cérebro”.

Além dos dados digitais gerados na análise do exame, o leitor Hilab também é capaz de notificar o servidor de todas as ações e estados em que ele se encontra. Isso significa que é possível diagnosticar e mapear o funcionamento de cada dispositivo individualmente e, também, acessar um dispositivo Hilab de qualquer lugar, o que facilita a configuração de novas formas de operação.

Mas e a Inteligência Artificial? Ela entra na análise dos exames. O laboratório da health tech desenvolveu uma IA própria, que foi batizada de C4i0. Essa inteligência gera um resultado para os exames que são realizados no Hilab e o compara com o resultado fornecido pelos profissionais do laboratório Hilab responsáveis pela emissão dos laudos.

Assim, todos os laudos emitidos são antes analisados por profissionais especializados em análises clínicas e também pela tecnologia. A comparação entre os resultados do profissional e o fornecido pela C4i0 torna essa inteligência mais precisa a cada exame realizado. Essa dupla verificação aumenta a segurança e a confiabilidade do resultado enviado à empresa que contratou o serviço e ao seu paciente/colaborador. 

Que benefícios a tecnologia do Hilab traz para a saúde ocupacional?

Usar os chamados “exames do futuro” na rotina empresarial proporciona mais dinamismo e agilidade em decisões de saúde ocupacional. Conheça os benefícios:

  • O Hilab trabalha com 17 tipos de exames de sangue, que pode ser feitos no mesmo dispositivo, incluindo exames de rotina, como perfil lipídico, glicemia, exames de IST (HIV, sífilis, hepatite) e outros - ideais para a atuação de enfermarias e ambulatórios ou campanhas de saúde preventivas;
  • Acesso a informações em tempo real, como os resultados e detalhes de todos os exames feitos pelos colaboradores;
  • Relatórios e inteligência de dados fazem parte do serviço Hilab, assim você toma decisões apoiadas e com segurança;
  • Sua empresa pode cuidar da saúde dos profissionais mais de perto. Esse mapeamento e acompanhamento vão ajudar na atuação preventiva e identificação de possíveis doenças crônicas ou ocupacionais com antecedência;
  • É possível fazer um controle rigoroso das amostras porque, além de serem coletadas apenas algumas gotas de sangue, as cápsulas possuem identificação via QR Code, tornando cada amostra única e reduzindo as chances de erros operacionais;
  • Não há custo com deslocamento, uma vez que todo o procedimento acontece de forma totalmente remota, usando a internet;
  • Redução de riscos operacionais, como por exemplo, adoecimento e afastamento de colaboradores, o que também reflete na gestão de custos.
  • Um time mais saudável se torna mais feliz, motivado e produtivo.

O Hilab já ajudou milhares de empresas no cuidado com os colaboradores e em decisões importantes. O case com uma de suas parceiras, a GNSYS, comprova a importância da inteligência de dados para a saúde ocupacional.

Usando soluções tecnológicas também no combate à pandemia

Com a pandemia de COVID-19, empresas e indústrias de todos os segmentos precisaram tomar decisões com agilidade para proteger seus funcionários. Aquelas que trabalham com serviços essenciais, precisaram de ainda mais medidas para que pudessem permanecer com suas atividades.

O momento delicado trouxe uma demanda imprescindível para muitos negócios: a testagem em massa de colaboradores, que ganhou importância devido a uma característica da nova doença: os casos assintomáticos.

Nessa hora, a tecnologia dos exames Hilab também é a solução. Com resultados ficam prontos em até 15 minutos, a empresa pode identificar os possíveis casos da doença em tempo real e reduzir os riscos da pandemia. Se você quer testar seus colaboradores, conheça as nossas soluções para a testagem em empresas e indústrias.

Conte com a tecnologia do Hilab na sua empresa

O Hilab quer apoiar você no cuidado com os colaboradores e na tomada de decisão. Como você já viu, nossos exames vão muito além de simples testes rápidos. Nós contamos com os melhores profissionais do mercado e, principalmente, com a ajuda de uma tecnologia inovadora para entregar soluções altamente confiáveis e com a agilidade que a sua empresa precisa. Conte com a gente durante a pandemia e depois dela!

Vamos iniciar uma parceria de sucesso? Preencha o formulário que em até 48h um especialista Hilab retorna pra você!

Você também vai gostar