- Início

- Conteúdo

Cuidado Para Não “Fritar” Os Novos Líderes

Coluna 533

Compartilhe Este Post

Já vi por diversas vezes empresas promoverem alguém para um cargo de liderança porque “achavam” que determinado colaborador - que era muito bom tecnicamente - seria um ótimo líder.

Pois é, isso ainda acontece. Profissionais tecnicamente exemplares são promovidos e se tornam líderes medíocres ou pior, carrascos, porque não foram devidamente capacitados para a nova função.

Sabemos que todo líder tem como responsabilidade coordenar áreas e equipes em busca dos objetivos organizacionais. Sabemos também que para liderar uma equipe em prol destes objetivos se faz necessário compreender cada indivíduo, conhecendo suas necessidades e desejos pessoais para que então se possa motivar e engajar.

Para que um líder exerça bem a sua função é importante que ele desenvolva competências de liderança. Não pense que um líder nasce pronto. Mesmo os “grandes líderes” passaram por um processo de formação, estudaram e se capacitaram para enfrentar o grande desafio: lidar com pessoas.

Outro detalhe importante e que por muitas vezes é colocado de lado, diz respeito a comunicação. O bom Líder se comunica bem. Esse é um ponto fundamental para contribuir com o sucesso ou o fracasso de sua gestão. Para que uma comunicação seja efetiva, é necessário saber ouvir, falar e agir nos momentos adequados, evitando agir de forma precipitada, o que prejudica o resultado almejado.

O líder deve possuir uma “caixa de ferramentas” para que possa exercer sua liderança com excelência. Ele deve ter capacidade técnica, é claro, mas também deve possuir habilidades comportamentais a fim de saber lidar com adversidades, melhorar a comunicação e ter mais eficiência.

Preparar os “novos” líderes para se tornarem “grandes” é um investimento que deve ser feito. Isso ajudará a empresa a reter talentos e capacitará os mesmos a terem visão estratégica e assim colaborar com soluções inovadoras para o continuo crescimento do negócio.

Quando a empresa conta com um profissional preparado e atualizado aumenta sua vantagem competitiva. Portanto, dê apoio aos novos líderes, ensine, oriente. Ajude-os a serem líderes extraordinários.

Por Marcelo Simonato, escritor, palestrante e mentor de Carreiras. É um dos colunistas do RH Pra Você.

Gostou desse post? Compartilhe!