Se todo o profissional optasse em manter o foco, reservando uma hora do dia para estudar sobre a área em que atua, poderia ser promovido uma vez ao ano e receber pelo menos 50% de aumento no salário no mesmo período


Fazer o que se planeja durante o dia, evitar as distrações  e terminar com a sensação de que conseguiu alcançar o que programou são situações cada vez mais raras nos momentos atuais. A agilidade e quantidade de informação diária que nos cerca, deixa clara o sentimento de que quase nada fizemos durante as 24 horas que correram. 

Nesse sentido, recebi um texto que compartilho para a sua reflexão. É do autor do livro "O Poder da Ação", Paulo Vieira (foto), o qual descreve que é preciso concentrar-se em um ponto de cada vez para alcançarmos realizações rápidas. "Acreditamos que devemos e podemos, primeiramente, equilibrar e, depois, potencializar a vida em todas as suas nuances. Acreditamos na essência da abundância, que diz que para ser feliz em uma área não precisamos ser infelizes em outra", diz.

Paulo Vieira, master coach e fundador da Febracis

Vieira então recomenda cinco passos para eliminar as distrações e alcançar maior produtividade: 


1. Saiba o que te distrai

Facebook, WhatsApp, telenovelas e jogos de internet. Esses são alguns fatores típicos de distração. De acordo com o especialista, é importante identificar quais são os elementos que desviam o nosso foco. Algumas pessoas decidem que vão fazer uma atividade física, por exemplo, mas logo desistem para ficar em casa assistindo à televisão. 

Para focar em uma atividade específica, é preciso ter maturidade emocional. "Pessoas imaturas começam e logo perdem a perspectiva do que de fato importa fazer ou conquistar", afirma Vieira.

2. Tenha um foco estratégico

Nosso tempo é valioso e as distrações acabam impedindo as pessoas de se dedicarem a atividades realmente importantes. Segundo o coach, se o profissional reservasse uma hora do dia para estudar sobre a área que atua, poderia ser promovido uma vez ao ano e receber pelo menos 50% de aumento no salário no mesmo período.

Quando as pessoas eliminam suas distrações, elas conseguem inserir em sua rotina um tempo para aprimorar seus conhecimentos e aumentar sua produtividade. 

3. Administre seu tempo

"Eu nunca tenho tempo". Esta é uma frase muito comum em nosso dia a dia, principalmente, devido à demanda de trabalho ou mesmo de distrações diárias. O fundador da Febracis diz que é importante criar uma agenda que foque não apenas em tarefas, mas também que melhore o estilo de vida das pessoas. 

"Uma gigantesca parcela da população mundial concentra e comprime quase todas as áreas de sua vida em apenas um ou dois dias da semana. E tenta compensar desesperadamente no sábado e domingo tudo o que não viveu e usufruiu nos outros cinco dias", diz o autor. De acordo com Vieira, a agenda é importante para que as pessoas não percam o foco em reservar um tempo com a família, amigos ou mesmo cuidar da saúde. 

4. Estabeleça barreiras entre você e suas distrações

Para ter foco, é preciso se esquivar de algumas distrações comuns. Se você quer aproveitar melhor o seu tempo, desative as notificações do seu celular e retire as redes sociais dos seus favoritos.

Existem alguns aplicativos para bloquear o acesso a redes sociais ou outras redes por um tempo determinado. Entre eles estão: Self-Control, Anti-Social e StayFocusd.


5. Tenha um foco consistente

Muitas pessoas possuem dificuldades de se manter focadas em suas metas e objetivos e são levadas por qualquer tipo de influência. "Ter o foco consistente é manter-se focado no seu alvo sem abrir mão dele por nenhuma distração ou tentação", afirma o autor. É possível ter metas diferentes, no entanto é importante sempre ver com clareza seus objetivos. "Como a mente humana pode produzir mudanças comportamentais se não há consistência no alvo?", diz.