- Início

- Conteúdo

Como um bom planejamento de contratação te aproxima do candidato ideal

Compartilhe Este Post

Independentemente do tamanho da empresa, escolher os talentos certos é imprescindível para crescer de forma sólida e garantir o sucesso. Por isso, as expectativas da empresa com a chegada do novo integrante precisam estar alinhadas com as habilidades do candidato, garantindo a assertividade da contratação. 

Quando uma organização contrata funcionários sem aderência a seus valores e sem as habilidades e competências requisitadas, a tendência é um alto número de desligamentos no curto e médio prazo. Afinal, uma contratação errada, custa caro e traz prejuízos de tempo, dinheiro e também para o clima da organização. 

Definir e aplicar um plano de contratação pode até parecer algo comum e que pode ser deixado para depois. Contudo, estabelecer alguns passos essenciais para o seu planejamento de contratação torna o processo mais eficiente e assertivo. Conheça os passos para o sucesso:

1- Entenda a necessidade da contratação

É preciso saber quando é a hora de contratar. Planeje e entenda os objetivos e projeções da empresa com a contratação do novo colaborador e como ele irá ajudar a alcançar as metas internas.

2- Escolha a melhor plataforma de recrutamento

A decisão por uma plataforma ideal muda tudo: é ela que definirá o investimento financeiro, de tempo, de equipe e de recursos. Escolher uma plataforma é escolher também como os profissionais chegarão até a sua vaga, como serão triados, e quais ferramentas você poderá usar para garantir o sucesso do seu processo seletivo. As que oferecem cruzamento de dados e ferramentas de “match” de perfis são as que mais contribuem para a visão estratégica.

3- Crie o anúncio perfeito

O anúncio da vaga é o primeiro contato que o candidato terá com a empresa, podendo se identificar ou não. Então, quanto mais honesto, informativo, atraente e completo, mais as chances do candidato ideal se interessar. Um bom anúncio de vaga pode evitar desgaste da sua equipe, retrabalhos, contratações equivocadas e até mesmo contribuir para a redução do turnover.

4- Faça uma triagem dos currículos 

Selecione os candidatos com habilidades que atendam o perfil da vaga e engaje-o desde o primeiro contato. Diga que o seu perfil chamou muita atenção e que gostariam de marcar uma conversa. Marque a entrevista para o melhor dia para ambos.

5- Analise a compatibilidade com a empresa e com a vaga

Uma vez selecionados os candidatos, chegou o momento de iniciar o processo de entrevistas. Crie um ambiente agradável e aproveite para fazer perguntas que ajudem a identificar o fit cultural de profissionais com a empresa e com a oportunidade oferecida. Pergunte-o como ele lida com clientes e peça para descrever a qualidade das relações no local de trabalho atual, além de entender suas maiores forças profissionais.

6- Faça a imersão com a empresa

Após a escolha do candidato, é muito importante que o novo membro da equipe sinta-se acolhido. Organize um dia diferente - que antecede a data da contratação ou no primeiro dia de trabalho - para que o novo colaborar conheça as diretrizes da empresa e interaja com os outros funcionários.

Por Tiago Yonamine, CEO e criador da plataforma de recrutamento trampos.co