- Início

- Conteúdo

Como Ser Um Líder Moderno?

Coluna

Compartilhe Este Post

Um líder moderno é capaz de influenciar, incentivar e engajar a todos. Mas, para que ele tenha esse perfil, é preciso algumas características no seu cotidiano para reforçar a sua condição perante a equipe.

Então, o que faz um líder moderno?

Valoriza ideias e opiniões

Um líder moderno valoriza a participação de seus liderados, colegas e gestores, e através do incentivo a inovação e a criatividade, estabelece uma cultura colaborativa. Ele também fortalece o respeito pelas diferenças e constrói relações de confiança. Esse profissional sabe ouvir ativamente a equipe, explorando ideias, opiniões e habilidades específicas de todos.

Poder de persuasão

A persuasão é uma das principais aptidões do líder moderno. Através do poder de comunicação e do questionamento, o líder incentiva os colaboradores a enxergar a mesma situação por outros ângulos, de modo a encontrar novas soluções e a assumir outras responsabilidades.

Reconhece as necessidades

O líder moderno sabe identificar necessidades de forma a manter a gestão alinhada ao que realmente importa. Assim, é possível direcionar esforços para aspectos determinants como condições de trabalho, treinamento e capacitação e plano de carreira para eliminar as deficiências que cercam a equipe.

Apoia e incentiva

O líder moderno também utiliza a delegação como ferramenta para o aprendizado, mas continua apoiando e incentivando os colaboradores para que essa experiência seja realmente positiva.

Identifica e prepara outros líderes

Busca sempre identificar e preparar outros líderes para que esse estilo de gestão se multiplique, juntamente com seus benefícios.

Pensa no indivíduo

Ele pensa no indivíduo de forma completa e não apenas no profissional. Por isso, é capaz de perceber e agir diante de problemas e dificuldades pessoais. Além disso, essa visão mais ampla permite iniciativas direcionadas a outros temas, como saúde, bem-estar, lazer e cultura.

Adota a humildade

Atua com humildade, integrando-se a equipe, participando do dia-a-dia e orientando os colaboradores, sempre com simplicidade e maturidade.

Se preocupa com o coletivo

Ele se preocupa com as necessidades da equipe, promovendo melhorias reais, resolvendo problemas e eliminando conflitos. Além disso, também estimula o aprimoramento e o desempenho profissional, a troca de conhecimentos, experiências e opiniões. Esse processo fortalece o time, tornando os colaboradores prontos para novos desafios.

No fim, essas características são responsáveis por benefícios que podem ser identificados nos seguintes indicadores de gestão:  rotatividade, absenteísmo e engajamento.

Em linhas gerais, quando a liderança está direcionada às necessidades genuínas do time, não há desperdícios de energia e de recursos, pois o foco está bem definido, assim os resultados são extraordinários. Com a formação de equipes mais preparadas, criativas e independentes, os processos e as rotinas diárias ganham em qualidade e agilidade. Em paralelo, os colaboradores passam a conviver em um ambiente mais saudável e produtivo, onde há respeito, trabalho em equipe e incentivo, além de novas oportunidades, aprendizados e experiências que são interessantes para a carreira.

Por Marcelo Simonato, escritor, palestrante e mentor de Carreiras. É um dos colunistas do RH Pra Você.

Gostou desse post? Compartilhe!